top of page

01 de agosto de 2023

Vocês devem saber como viver cada dia da melhor maneira possível, sem desperdiçar o seu precioso tempo. Devem também entender que tudo acontece de acordo com a Vontade Divina. Não se pode esperar que o Divino aja em conformidade com os pensamentos ou desejos de cada indivíduo. Deus tem plena consciência das necessidades da família, do país e do mundo em geral, e concede os benefícios necessários no momento apropriado. Eis um exemplo de como uma dádiva da Natureza se mostra benéfica para alguns e para outros não: uma cerimônia de casamento está sendo celebrada em uma casa, e a família reza para que a chuva pare, a fim de que a realização do evento se torne mais fácil; ao mesmo tempo, um vizinho cujas terras aráveis estão secas reza para que a chuva continue caindo torrencialmente, pois isso favorecerá o cultivo das suas terras. Deus é imparcial e não se submete às necessidades de um indivíduo em particular. Ele pondera as necessidades de todos e mantém um equilíbrio. (Discurso Divino, 21 de abril de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

02 de agosto de 2023

As máculas do coração devem ser lavadas por meio de uma vida moral e pelo cumprimento do dever. Poderá chegar um momento em que o indivíduo se sentirá cansado e fraco; nesse caso, ele deverá orar assim: “Senhor, as coisas foram além da minha capacidade. Sinto que um esforço a mais será um fardo demasiadamente grande para mim. Dai-me forças, ó Senhor!” A princípio, Deus fica a uma certa distância, observando os esforços do ser humano, tal como o professor que permanece afastado enquanto o aluno escreve as respostas às suas perguntas. Então, quando o indivíduo abandona o apego aos prazeres sensoriais e se dedica à prática de boas ações e ao serviço desinteressado, Deus Se aproxima para encorajá-lo! Assim como Surya-Narayana, o Deus-Sol, Ele espera do lado de fora da porta fechada. Tal como o criado que conhece os direitos do seu senhor e os seus próprios limites, Ele não anuncia a Sua presença nem bate à porta, mas simplesmente espera! E quando o dono da casa abre um pouquinho a porta, o Sol se apressa a entrar e prontamente expulsa a escuridão do interior. Quando alguém solicita a Sua ajuda, Deus está presente ao seu lado, com as mãos estendidas para lhe prestar assistência. O que se requer é apenas discernimento para orar ao Senhor e sabedoria espiritual para trazê-Lo à lembrança! (Prema Vahini, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

03 de agosto de 2023

Um tablete de doce tem doçura, peso e forma, que não podem ser separados. Cada pedacinho seu possui doçura, peso e forma. Não encontramos a forma em uma parte, o peso em outra e a doçura em uma terceira! Ao ser colocado na língua, o seu sabor é reconhecido, o seu peso é reduzido e a sua forma é modificada – tudo ao mesmo tempo! De igual modo, a alma individual, o Ser Interno e o Senhor Supremo não são separados; são um só e o mesmo! Portanto, cada ato individual deve estar repleto de espírito de serviço desinteressado, amor divino e sabedoria espiritual. Em outras palavras, cada atividade na vida tem que estar impregnada de ação dedicada, devoção a Deus e sabedoria espiritual. Isso é verdadeiramente a Ioga do Supremo, que deve ser colocada em prática, não apenas expressa em palavras! É preciso que a disciplina espiritual seja realizada constantemente, com um coração em contínua expansão – um coração cheio de devoção e de sabedoria espiritual. (Prema Vahini, cap.9)

Sri Sathya Sai Baba

04 de agosto de 2023

De modo geral, todos sofrem de uma doença incurável, alguns em menor grau, outros em um grau mais severo. A diferença está apenas na gravidade, mas todos padecem dessa enfermidade. Não se pode curá-la, nem mesmo com tratamentos médicos especializados prescritos por médicos experientes. Essa doença é o “ego”. Qual a necessidade de um simples mortal ser egoísta? Quando você considera a sua posição em comparação com o mundo inteiro, percebe que é só um grãozinho infinitesimal. No mapa do mundo, a Índia é um país pequeno, e Tamil Nadu um dos estados que o integram. Em Tamil Nadu, a cidade de Kodaikanal pode ser vista como um pontinho minúsculo. Nesse contexto, qual é a sua posição como indivíduo? Ao fazer essa análise, descobrirá que é uma pessoa sem nenhuma relevância. É somente por mera ignorância que, inflado pelo ego, se julga tão importante. Por outro lado, se você se identificar com a Divindade, não haverá lugar para o ego. Todos são divinos neste mundo, e você é apenas um entre vários bilhões de pessoas. Quando se percebe essa verdade, onde está o espaço para o ego? É devido à ignorância que os seres humanos têm sentimentos egoístas e, em consequência disso, enfrentam muitos problemas. (Discurso Divino, 21 de abril de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

05 de agosto de 2023

Vinte golpes de martelo podem não conseguir quebrar uma pedra, mas a vigésima primeira martelada poderá quebrá-la! Isso significa que os vinte golpes anteriores foram em vão? Não! Cada um deles contribuiu com uma parte para o sucesso final! O resultado final foi o efeito cumulativo de todos os vinte e um golpes! De igual modo, a mente está envolvida em uma luta com o mundo, tanto interna quanto externamente. É desnecessário dizer que nem sempre se pode garantir o sucesso. No entanto, você poderá alcançar a eterna bem-aventurança dedicando-se intensamente a boas obras e impregnando a sua mente de amor por Deus! Faça com que cada momento da sua vida seja impregnado desse amor! Então as más tendências não ousarão obstruir o seu caminho. Se a sua mente habitar sempre no Senhor, você será automaticamente atraído somente para a realização de boas ações. O objetivo de todas as práticas espirituais é a destruição da mente, e algum dia uma boa ação conseguirá destruí-la, assim como a vigésima primeira martelada quebrou a pedra! Todas as boas ações feitas no passado contribuíram para esse triunfo. Mesmo que seja pequenina, cada boa ação conta. Nenhuma delas é em vão! (Prema Vahini, cap.28)

Sri Sathya Sai Baba

06 de agosto de 2023

A mente é um amontoado de impressões. Na verdade, a mente é a própria criação; é o mundo inteiro para o indivíduo. Durante o estado de sono profundo, a mente não funciona, então a criação é praticamente inexistente para o indivíduo. A criação nasce (ou “entra na consciência”) e morre (ou “desaparece da consciência”) de acordo com os poderes cognitivos da mente. Portanto, quando a mente é destruída, o mundo também é destruído e o indivíduo torna-se livre. Todo aquele que conseguir controlar a consciência pode ter uma visão do Ser Interno, o Atma. A consciência é a árvore adulta, enquanto a semente é o “ego”, o sentimento do “eu”. Quando a semente do “eu” é descartada, todas as atividades da consciência desaparecem automaticamente. O aspirante espiritual que está sinceramente empenhado em obter esses resultados deve estar sempre vigilante. A qualquer momento, os sentidos podem recuperar o domínio perdido e escravizar o indivíduo. O aspirante pode perder grande parte do terreno já conquistado. É por isso que os aspirantes espirituais são alertados a não se apegarem ao mundo. (Jñana Vahini, cap. 7)

Sri Sathya Sai Baba

07 de agosto de 2023

O oceano é um e indivisível, porém aqui é chamado de Mar do Norte e lá de Mar do Sul! Similarmente, o Senhor, o Oceano da Graça, é Um só, mas Lhe são atribuídos diversos Nomes, de acordo com a época ou a era. Os rios sagrados fluem de todas as direções, procurando alcançar o oceano. De igual modo, os seres humanos buscam o Senhor por meio de várias disciplinas espirituais e, finalmente, todos se fundem em Krishna. A humanidade só poderá alcançar a felicidade pela unidade, não pela diversidade. Se pensamentos e sentimentos trilharem os caminhos da distinção e da divisão, a felicidade se tornará inatingível e a paz não poderá ser vivenciada. Sem paz, vocês não têm nenhuma possibilidade de ser alegres. Considerem o oceano único e indivisível como o objetivo. O que importa a direção do fluxo? Que importância tem o Nome? Os rios se fundem no mesmíssimo mar, não é assim? Os aspirantes espirituais e os devotos que adotam o caminho da ioga ou o da devoção, o da paz ou o da retidão, o da verdade ou o do amor finalmente alcançam o Oceano da Graça. O Nome e a Forma se dissipam, as distinções desaparecem e eles são abençoados com a fusão no Mar da Paz. (Prashanti Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

08 de agosto de 2023

Deus é a personificação do amor. Para chegar a Ele e compreender a Sua divindade, o único caminho disponível é o do amor. Quando a Lua surge no céu, podemos vê-la diretamente. Não é necessária a ajuda de uma lanterna, de um lampião ou de qualquer outra luz artificial. A razão pela qual não precisamos de outra luz é que nos é possível olhar para a Lua à luz do luar, que é a sua própria luz. Da mesma forma, se quisermos nos aproximar de Deus, que é a personificação do amor, ou se quisermos compreendê-Lo, só será possível fazê-lo por meio do amor, que é a Sua característica. Deus não está confinado a um único lugar ou espaço. Ele está presente em todos os lugares, em cada canto e recanto do mundo. É essencial que os jovens amem a todos e considerem que isso é amar a Deus, pois Ele está presente em todos. Além disso, uma vez que Deus é desprovido de egoísmo, devemos cultivar o nosso amor de tal maneira que ele se torne um amor desinteressado. (Discurso Divino, 3 de junho de 1976)

Sri Sathya Sai Baba

09 de agosto de 2023

O amor de Deus é como um oceano infinito e ilimitado e, justamente por isso, você não pode carregá-lo todo consigo. O que poderá carregar dependerá do tamanho do recipiente que levar. Por conseguinte, a primeira coisa a fazer é aumentar o tamanho do seu recipiente, o que é possível por meio da prática espiritual. Nessa prática, o primeiro passo é o respeito pela sua mãe. A sua devoção ou amor por ela deve ser tal que você reconheça o grande amor e afeição com que ela o criou. Deve-se expressar gratidão à mãe sob a forma de amor ou devoção. Por sua vez, a mãe, em retribuição ao amor do filho, demonstrará a sua devoção sob a forma de afeição por ele. Ela banhará, vestirá e mimará o bebê e o colocará para dormir e, ao mesmo tempo, cuidará das suas tarefas diárias. Assim será possível cultivar o vínculo e a afeição entre mãe e filho. E, se o cultivo for feito da maneira apropriada, esse vínculo e afeição poderão ser moldados na forma de devoção pelo Senhor. (Discurso Divino, 3 de junho de 1976)

Sri Sathya Sai Baba

10 de agosto de 2023

Ninguém, nem mesmo um grande ser, no sentido espiritual, ou uma Encarnação Divina pode escapar à crítica e à censura. Eles, porém, não transigem e se mantêm fiéis à verdade, pois a verdade não cede diante de ameaças. Aqueles que se comprazem em fazer críticas ou acusações só compreendem a verdadeira natureza de um grande sábio ou de um Avatar depois de passarem por dificuldades insuportáveis; aí eles também começam a tecer elogios! A fraqueza da ignorância é a causa do seu fracasso. Por conseguinte, que os aspirantes se mantenham afastados de todas essas pessoas indecisas e ignorantes e se abstenham de discutir com elas as suas crenças e convicções. Que fiquem imersos na leitura de livros sagrados e busquem a companhia dos devotos do Senhor. Posteriormente, fortalecidos pela experiência espiritual e encorajados pelo contato com a realidade, poderão estar na companhia de qualquer pessoa sem correr riscos, e até mesmo envidar esforços no sentido de direcionar outras mentes para a verdade que eles próprios viram. (Prema Vahini, cap. 17)

Sri Sathya Sai Baba

11 de agosto de 2023

Evitem, tanto no seu procedimento como nas suas ações e palavras, todo e qualquer traço do desejo de insultar os outros ou de lhes causar dor, dano ou sofrimento. Encontrem a melhor maneira de se transformarem. Pratiquem esse modo de vida. Abstenham-se de prejudicar a si mesmos ou àquilo que é para o seu próprio bem e trilhem sempre o caminho da verdade. Esse é, de fato, o caminho da beleza, a conduta realmente encantadora! Para isso, a generosidade é essencial, e só se pode alcançá-la quando se tem: 1) um desejo inato por ela; e 2) devoção em cada ato. Por meio da devoção ao Senhor se adquirem humildade, temor ao pecado e fé nas Escrituras Sagradas. Com essas qualidades, a pequenez da mente é eliminada e as pessoas se tornam generosas. Portanto, ó buscadores! Em primeiro lugar, direcionem os seus esforços para que tenham fé em Deus e temor ao pecado. Esses dois promoverão a humildade; e – lembrem-se! – humildade é paz! (Prashanti Vahini, cap. 15)

Sri Sathya Sai Baba

12 de agosto de 2023

O ser humano ensinou aos olhos, aos ouvidos e à língua o prazer da novidade constante. Agora, ele tem que lhes ensinar as tendências opostas. A mente deve ser dirigida para o bem; as atividades de cada minuto devem ser examinadas desse ponto de vista. Cada ato é um golpe de cinzel que molda a rocha da personalidade humana. Um golpe errado pode danificar e desfigurar a rocha; portanto, mesmo o ato mais insignificante deve ser praticado com muito cuidado e devoção. Para uma pessoa que está se afogando, até um caniço é de algum auxílio. De igual modo, para o indivíduo que se debate no mar dos desejos inatos, algumas boas palavras ditas a ele podem ser de grande ajuda. Nenhuma boa ação pode ser desperdiçada; não, nem mesmo uma má ação, pois ela também tem as suas consequências. Por conseguinte, esforcem-se para evitar o mínimo traço de atividade nociva. Mantenham a pureza dos olhos. Encham os ouvidos com palavras de Deus e histórias de feitos divinos; não permitam que eles ouçam calúnias. Usem a língua para proferir palavras bondosas, gentis e verdadeiras; que ela os recorde sempre de Deus. Esse esforço constante deverá levá-los à vitória. (Prema Vahini, cap. 27)

Sri Sathya Sai Baba

13 de agosto de 2023

Muitas vezes, pessoas que enfrentam dificuldades na vida reclamam: “Por que Deus está me submetendo a tais provações?” A verdade é que o Senhor não castiga nem recompensa ninguém. O devoto tem apenas que cumprir o seu dever e entregar os resultados a Deus. Se as suas ações forem boas, os frutos também o serão; se elas forem más, os resultados serão igualmente maus. Portanto, sem examinar a natureza das próprias ações, não há sentido em culpar Deus pelo que se está vivenciando. Conta-se que um devoto exclamou: “Ó Senhor! Dentre os milhões de seres na Terra, como os Teus olhos cairão sobre mim? Não estás, de modo algum, olhando para mim. Não desejas me ver?” Aí ouviu uma voz que dizia: “Ó devoto! Você está imerso em tantas atividades que mal tem posto os olhos em Mim. Não tem dedicado quase nenhum pensamento a Mim. Quem, então, se esqueceu de quem? Foi você ou fui Eu?” Os seres humanos estão envolvidos em preocupações mundanas e profundamente imersos em atividades materiais. Todos os seus pensamentos estão relacionados com isso. Eles se preocupam com algum parente ou amigo em algum lugar distante no mundo, mas não conseguem pensar em Deus, que está tão perto deles. Então, quando estão em apuros, se lamentam: “Ó Senhor, Tu Te esqueceste de mim?” (Discurso Divino, 3 de maio de 1987)

Sri Sathya Sai Baba

14 de agosto de 2023

Encarnações do Amor! O poder da fala concedido à humanidade é de grande importância e majestade. Confere-lhe toda a riqueza. Devemos falar de maneira apropriada, com doçura e suavidade. Somente esse modo suave de falar nos trará abundância e prosperidade. Palavras podem conquistar muitos amigos e relacionamentos, e até mesmo reinos. Podemos nos relacionar com algumas pessoas; no entanto, com palavras gentis, seremos capazes de desenvolver boas relações com o mundo inteiro. Palavras sagradas nos proporcionam a educação necessária e nos permitem ascender a posições elevadas. Devemos saber, além disso, que palavras ditas com maus pensamentos e sentimentos levam não apenas à servidão, mas também à morte. O bem e o mal estão presentes nas palavras que proferimos. O próprio Universo se torna a mansão daquele que fala gentilmente! Ele sentirá que a casta da humanidade predomina em todos os lugares. Para se chegar à Divindade, é necessário trilhar o caminho espiritual. Boas palavras, aliadas à humildade, conduzem a níveis superiores! (Discurso Divino, 11 de setembro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

15 de agosto de 2023

Após a morte do rei-demônio Ravana, o seu irmão Vibhishana se prostrou aos pés de Rama e implorou: “Swami, jamais aspirei a ser o rei de Lanka. Eu só queria que o meu irmão renunciasse às suas más qualidades. Rogo-Lhe, então, que assuma o trono”. Todos os demônios suplicaram a Rama que Se tornasse o rei de Lanka. Lakshmana os apoiou, dizendo: “Rama, o nosso irmão Bharata já governa Ayodhya. Mesmo que volte para lá, Você talvez não seja coroado rei. Peço-Lhe, portanto, que assuma este reino e transforme todos os demônios. Lanka está repleta de mansões douradas. Onde mais poderá encontrar um lugar tão belo? Ficarei feliz se Você governar este reino”. Amorosamente, Rama trouxe Lakshmana para perto dele e respondeu: “Lakshmana, como pode ter um desejo tão tolo? Só porque a sua mãe é feia, poderá chamar qualquer mulher bonita de mãe? Embora o Meu país seja pobre comparado a Lanka, ainda o considero a Minha mãe-pátria. O reino de Lanka pode estar coberto de ouro, mas Eu não o quero”. Os estudantes precisam desenvolver esse amor e essa fé em relação ao seu país. Os professores, por sua vez, devem incutir nos alunos esse espírito de patriotismo. (Discurso Divino, 11 de setembro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

 

16 de agosto de 2023

O amor pela pátria é bom, mas não deve levar ao ódio pela pátria dos outros. A oração de vocês deve ser: “Que o mundo inteiro esteja feliz e em paz”. Somente quando o mundo tiver paz e prosperidade é que a Índia poderá estar em paz e feliz. Só quando a Índia tiver paz e felicidade é que o estado de Andhra Pradesh poderá tê-las. Somente quando Andhra Pradesh tiver paz e felicidade é que o distrito de Anantapur poderá tê-las. Só quando Anantapur tiver paz e felicidade é que Puttaparthi poderá tê-las. E somente quando Puttaparthi tiver paz e felicidade é que vocês poderão estar em paz e felizes! A sua paz e a sua felicidade estão ligadas à paz e à felicidade do mundo. Qualquer ato de ódio ou de violência cometido por vocês polui a atmosfera do mundo. Quando adoram qualquer ser vivo, a sua adoração chega a Deus, pois Ele está em todo ser. Quando insultam qualquer ser vivo, esse insulto também chega a Deus. Por conseguinte, expandam amor por todos em toda parte e lugar. (Discurso Divino, 15 de agosto de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

17 de agosto de 2023

O ser humano é um feixe de impulsos e de intenções. Ao dar livre curso aos impulsos, ele reduz a sua divindade inata e a sua paz interior. Os impulsos são o combustível; as intenções são o fogo. Só se pode apagar o fogo deixando de usar combustível. O abrandamento do fogo é a conquista da paz. Mergulhe fundo no oceano da paz e obtenha a inestimável pérola que é a bem-aventurança do Ser Interno. Quando o indivíduo aproveita essa oportunidade, ele se torna a personificação do estado resplandecente e sagrado que é a paz. É por essa razão que os Vedas – as Escrituras Sagradas – declaram que o ser humano é a personificação da paz. Portanto, não se iluda imaginando ser o centro da inquietação e da inverdade. Saiba que você é a personificação da paz, que o amor é o sangue que corre nas suas veias e que a sua verdadeira natureza é a felicidade. Tome consciência disso por meio da prática e da experiência reais. (Prashanti Vahini, cap. 20)

Sri Sathya Sai Baba

18 de agosto de 2023

O mundo inteiro é um só, embora nele vocês possam encontrar multiplicidade. Neste mundo de pluralidade, existe o princípio subjacente da unidade. De todos os números – 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 –, o número 1 é o mais importante. Todos os outros números são meras modificações do número 1. A soma de 1+1 se torna 2, e a subtração de 9–1 se torna 8. Assim, o número 1 constitui a base de todos os números. Esta é a unidade na multiplicidade, e esta unidade é a Verdade. Os Vedas declaram: “A sílaba sagrada ‘Om’ é o Absoluto”. A Divindade não é separada do “Om”. Dessa unidade surgiu o mundo. No entanto, vocês não compreendem essa Verdade e seguem por diferentes caminhos, com as suas aspirações e ambições. Na realidade, não há diferença entre o mundo e a Divindade. Assim como diferentes membros formam um corpo humano na sua totalidade, os seres humanos são como os membros da sociedade, e esta constitui o membro de toda a humanidade. Por sua vez, a humanidade é um membro da Natureza, e a Natureza é um membro do Divino. Por conseguinte, a humanidade, a sociedade e a Natureza são todos membros do Divino. (Discurso Divino, 11 de setembro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

19 de agosto de 2023

Certifiquem-se de que as palavras que proferem sejam sagradas. “Nem sempre se pode agradar, mas sempre se pode falar de maneira agradável.” Procurem falar com doçura e suavidade. Eu já lhes disse muitas vezes: “Falem menos, trabalhem mais”. Quem fala demais não consegue trabalhar. Quem trabalha não fala. Qual é o motivo de vocês não se lembrarem de tudo o que leem? É conversa excessiva. Se falarem menos, o seu poder de memória aumentará. Não apenas isso; o seu poder interior, aquele que vem do Ser Interno, também se intensificará. Tudo o que ouvirem de sagrado deve ser objeto de reflexão e, em seguida, posto em prática. Ouvir, refletir e praticar são essenciais. Ouvir pode ser comparado ao ato de preparar o alimento na cozinha; refletir, ao ato de levar a comida ao refeitório e servi-la; e praticar, ao ato de comer. Quando esses três passos forem unificados, vocês terão saúde e felicidade. Portanto, se desejam levar uma vida de contentamento, reflitam sobre tudo o que estudarem e o coloquem em prática! (Discurso Divino, 11 de setembro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

20 de agosto de 2023

Estudantes! Vocês devem exportar os sentimentos sagrados que emergem de seu coração e importar todo o bem que existe do lado de fora. Para isso, não é preciso nenhum passaporte ou visto! Vocês devem compreender a verdade de que tudo está dentro de vocês. Não precisam ansiar por ninguém, nem mesmo por Deus, porque todos vocês são centelhas do Divino e possuem qualidades e poderes divinos. Sem o poder divino que existe em vocês, não seriam capazes de estudar e obter boas notas em suas disciplinas. Portanto, tudo está dentro de vocês. Vocês são a personificação da Paz, do Amor e da Bem-aventurança; vocês são a personificação de Deus. Tenham plena fé nessa Verdade. Ao conduzirem suas vidas com plena fé em Deus, vocês nunca passarão por dificuldades. “A vida é um desafio, enfrente-o; a vida é amor, desfrute-o; a vida é energia, use-a habilmente, sem destruí-la.” Quando utilizarem a energia habilmente, haverá um equilíbrio perfeito em tudo o que fizerem. Uma vez que vocês tenham esse equilíbrio, vocês terão percepção aguçada. (Discurso Divino, 11 de setembro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

21 de agosto de 2023

Atualmente o ser humano é incapaz de compreender o que é a vida e qual é o seu objetivo, que dever ele tem a cumprir e qual deve ser a sua meta. O tempo está passando rapidamente, como um redemoinho. O período de vida destinado a cada indivíduo vai derretendo a cada instante, tal qual um bloco de gelo. A sua existência termina antes mesmo que ele tenha consciência do seu dever. Que dever é esse? Toda pessoa tem algumas aspirações, alguns ideais a realizar e alguns caminhos sagrados a percorrer, porém não faz nenhum esforço para ir em busca deles. Em que consiste o objetivo e o propósito da vida do indivíduo? Qual é o seu segredo? Ele raramente faz tais perguntas a si mesmo. Contenta-se em se dedicar a prazeres sensoriais. Não é isso o que deve fazer; não é esse o propósito da vida. Todo ser humano deve manifestar um ideal divino na vida, e esse ideal deve absorver toda a sua existência e as suas atividades. (Discurso Divino, 18 de agosto de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

22 de agosto de 2023

Muitos difamam a adoração de imagens, mas o fundamento dessa adoração é, na verdade, a capacidade que tem o ser humano de ver o macrocosmo no microcosmo. A experiência atesta o valor da adoração de imagens, que não depende da faculdade imaginativa de cada pessoa. O que se encontra na Forma Cósmica do Senhor também se acha, intacto e puro, na forma da Sua imagem. As imagens servem ao mesmo propósito que as metáforas e analogias na poesia. Elas ilustram, ampliam e esclarecem. A alegria que se obtém não é proveniente da forma dos objetos, e sim da relação que se estabelece com eles. Não é qualquer criança, mas o próprio filho, que faz a mãe feliz. O mesmo ocorre com cada indivíduo e com todas as coisas. Então, se o ser humano estabelecer essa afinidade, esse amor divino, com cada indivíduo e objeto no Universo, poderá realmente experimentar uma alegria arrebatadora! Somente aqueles que a sentiram são capazes de entender isso! (Prema Vahini, cap. 20)

Sri Sathya Sai Baba

23 de agosto de 2023

As pessoas acreditam que as Encarnações Divinas surgem apenas por duas razões: a punição dos maus e a proteção dos justos. Estas, no entanto, representam somente um aspecto da Sua Missão. Conceder paz, alegria e um sentimento de realização aos buscadores que há muito tempo se esforçam também é a Sua Missão! O Avatar ou Forma Encarnada é apenas a concretização do anseio dos buscadores. É a solidificação da doçura da devoção que anima os aspirantes piedosos. Aquele que não tem Forma assume uma Forma em benefício desses aspirantes e buscadores espirituais. Eles são o principal motivo. A vaca produz leite para o sustento do bezerro. Ele é o principal beneficiário; mas, como se vê, outros também se beneficiam do leite. De igual modo, embora os devotos sejam a causa primeira, e a sua alegria e sustento o objetivo principal, outros benefícios incidentais ocorrem, tais como a promoção da retidão, a supressão do mal e a subjugação dos perversos. (Bhagavata Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

24 de agosto de 2023

Tudo tem por base os pensamentos dos seres humanos, que se expressam em formas externas. Tais formas são um reflexo do interior do indivíduo. Pode-se ilustrar isso com um simples exemplo. Quando alguém deseja construir uma casa, planeja com antecedência a disposição dos diferentes cômodos e depois incorpora essas ideias ao projeto. Primeiro vêm os pensamentos, que posteriormente ganham formas concretas. De igual modo, quando alguém quer escrever uma carta, primeiro pensa no que vai escrever e só então transpõe as suas ideias para o papel. Os pensamentos conduzem à ação. Não pode haver ação sem pensamentos firmes; portanto, é essencial nutrir pensamentos sagrados. É necessário que se compreenda que todos os sofrimentos e tristezas da humanidade atual se devem aos maus pensamentos. Toda pessoa acha que os outros são responsáveis pelos seus problemas, mas isso não é verdade. Somente você, e mais ninguém, é responsável pelo bem e pelo mal que lhe sucedem. É por causa da sua fraqueza que você culpa os outros. (Discurso Divino, 18 de agosto de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

25 de agosto de 2023

Deus está acima e além dos limites de tempo e espaço. Ele está além de todas as características e qualidades, e nenhuma lista delas pode descrevê-Lo completamente. Para Ele, todos os seres são iguais. A diferença entre um ser humano, uma fera, uma ave, um verme, um inseto e até mesmo um deus é apenas em relação ao “receptáculo”. Deus é como a corrente elétrica que flui através de vários dispositivos e se expressa em muitas atividades diferentes. Não há distinção na corrente; ela é a mesma. Dizer que é diferente é revelar a própria ignorância. Similarmente, o Deus Único ativa cada “receptáculo”, dando origem a múltiplos resultados. O sábio vê apenas uma corrente uniforme; o ignorante acha que são todas correntes distintas. Deus considera a consciência da unidade como o motivo básico das ações. Não considera a atividade em si como sendo uma só, sem variedade, pois a variedade atende a diversas necessidades. (Bhagavata Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

26 de agosto de 2023

Muitas ideias tomam forma no coração humano e vagueiam até os confins das oito direções do espaço. Algumas delas se apoiam mutuamente e outras se destroem mutuamente. Mas todas devem ser canalizadas e disciplinadas para servir a algum propósito elevado. Você deve ter a habilidade necessária para essa canalização. Não se trata apenas de habilidade no uso de coisas externas; ela reside mais no controle e no domínio das faculdades mentais. Isso é essencial para o florescimento do Ser Interno. Para compreender as faculdades da sua própria mente, você deve se associar com os mais velhos e experientes nessa questão ou se empenhar na sublimação dos caprichos da mente. Até que você, de maneira inteligente, fixe uma determinada direção para todos os seus pensamentos e atividades, estará apenas construindo castelos de sombras no ar e vagando por eles. Até mesmo os seus sentidos buscarão caminhos contraditórios e desviarão a sua atenção a tal ponto que você não conseguirá chegar facilmente a uma decisão com relação ao que é ideal. Eles o farão ter a sensação de que os caminhos deles são os melhores, porém você deve se esforçar continuamente para mudar o curso dos seus sentidos e da sua imaginação para temas e desejos que conduzam àquilo que é ideal, seja qual for a dificuldade e a gravidade da crise. Esse é o sinal da verdadeira inteligência, o caminho para a verdadeira paz. (Prashanti Vahini, cap. 22)

Sri Sathya Sai Baba

27 de agosto de 2023

O treinamento é essencial até mesmo para a busca adequada do prazer sensorial, pois é a busca desenfreada e despreparada desse prazer que promove a raiva, o ódio, a inveja, a malícia e o orgulho. Para treinar os sentidos ao longo de linhas salutares e mantê-los sob controle, são fundamentais certas disciplinas, tais como a repetição do Nome de Deus, a meditação, os jejuns, a adoração ao amanhecer e ao anoitecer e outras. No entanto, por mais que se enalteça o seu valor e se recomende a sua prática, não se desenvolve um gosto por elas. Isso ocorre porque o desejo pelo prazer sensorial criou profundas raízes no coração humano. Quando se solicita a alguém que pratique ações espiritualmente salutares, não há um estímulo interno para que o faça. Contudo, não há por que desistir e se entregar ao desespero. Até que o gosto por essas disciplinas seja despertado, é necessário segui-las rigorosamente. O gosto é o resultado do treinamento. Ninguém o possui no início, mas a prática assídua criará o entusiasmo! (Bhagavata Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

28 de agosto de 2023

Um sinônimo para o termo sânscrito tyaga, que significa “sacrifício”, é bali. Esta palavra, por sua vez, tem o significado de “oferenda”, “dedicação”, “sacrifício" e “cobrança de tributo". Que tipo de tributo? Aquilo que deve ser dado em oferenda na vida humana. Os antigos consideravam bali como o oferecimento de seres vivos em sacrifício, porém este não é o seu significado correto. Bali é o reconhecimento da divindade no ser humano. As pessoas pagam taxas sobre o consumo de água às autoridades que a disponibilizam nas suas residências a partir de fontes distantes, assim como pagam taxas pela eletricidade recebida. Mas que tributo vocês pagam a Deus por Ele haver implantado a divindade em vocês, quando se sentem distantes do Divino em razão do seu envolvimento em assuntos mundanos? Vocês pagam por pequenas quantidades de fornecimento de água e de energia elétrica, mas quanto pagam pela chuva abundante que recebem de Deus? Ele enche de água reservatórios e rios e fornece aos seres humanos o oxigênio vital presente no ar que respiram. O Sol ilumina o mundo inteiro com a sua luz. Que tributo pagamos por todos esses serviços? O sentimento de oferenda a Deus, chamado de bali, é o tributo. Por conseguinte, não devemos nos assustar com essa palavra. Ela significa apenas “oferenda de si mesmo ao Divino”. (Discurso Divino, 5 de setembro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

29 de agosto de 2023

O imperador Bali reconheceu que nem uma folha de grama se move sem o poder do Divino. “Ninguém conhece o supremo poder da Vontade de Deus. Ele permeia tudo no Cosmos, desde uma formiga até o Absoluto. Os seres humanos ignoram essa verdade”, declarou. O imperador Bali entregou-se totalmente a Deus. Sob o seu reinado, todos os súditos eram felizes e levavam vidas virtuosas. Entristecido pela ideia de ter que se afastar do seu povo, ele afirmou: “Meu povo querido! Não posso ficar sem vocês e vocês não podem ficar sem mim. Todos os anos eu aparecerei diante de vocês e lhes darei alegria”. É em Onam, o Festival da Colheita, que o imperador cumpre a sua promessa. Acordar de manhã cedo, tomar banho, usar roupas novas e adorar a Deus marcam as celebrações do festival de Onam. Qual é o significado de vestir roupas novas? Ele tem a ver com o coração. Vestir roupas novas significa purificar o coração. Quando este é puro, Deus escolhe fazer dele a Sua morada. Não há sentido em usar roupas novas se o coração permanece impuro; por isso é preciso mantê-lo puro. O governante deve ser digno dos seus súditos e estes, por sua vez, dignos do governante. A harmonia entre eles é vital. (Discurso Divino, 5 de setembro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

30 de agosto de 2023

A flor que se deve oferecer a Deus é um coração puro, livre de todas as impurezas e tendências maléficas, como a luxúria, a raiva e o orgulho. O fruto a Lhe ser ofertado é uma mente inteiramente livre de maus pensamentos e sentimentos e repleta do doce néctar da bondade. A água que se deve oferecer a Deus é a que flui dos olhos pela alegria da experiência com Ele. Existem dois tipos de lágrimas: as nascidas da dor resultante de apegos e as que surgem espontaneamente da bem-aventurança da experiência com o Divino. Façam de Deus o seu alento vital, a doçura da sua existência. Foi com esses sentimentos sagrados que o imperador Bali se ofereceu ao Senhor, que lhe apareceu na Forma do Avatar Vamana. As pessoas fazem todos os tipos de oferendas a Deus, mas a maior de todas é a oferenda de si mesmo. Foi exatamente isso o que Bali fez ao declarar: “Senhor! A Vós ofereço o coração que me destes. O que mais posso Vos oferecer? Aceitai, por favor, esta minha oferenda colocada aos Vossos Pés!” O imperador Bali é um exemplo desse supremo sacrifício. Foi assim que ele agradou a Deus! (Discurso Divino, 5 de setembro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

31 de agosto de 2023

Os irmãos Rama, Lakshmana, Bharata e Satrugna tinham grande amor uns pelos outros. Eles governaram Ayodhya com grande união. Rama não administrou sozinho o reino inteiro; todos os seus irmãos o ajudaram a conduzir os assuntos do reino. O épico Ramayana nos ensina muitas lições sobre moral e ética. Todos os personagens desse grandioso épico estabeleceram nobres ideais a serem seguidos pela humanidade. Mais doce que o açúcar, mais saboroso que a coalhada e ainda mais doce que o mel é o Nome de Rama. Existe algo superior ao Nome de Rama? Devemos compreender essa verdade e meditar diariamente nesse Nome. Grandes épicos como o Ramayana e o Mahabharata nos ensinam muitos valores morais e éticos; dentre eles, o mais elevado é a Verdade. “Não há Retidão maior que ser fiel à Verdade.” Da Verdade nasce a Retidão, da Retidão surge a Paz, e da Paz emerge o Amor. Onde há amor, não pode haver ódio; quem tem amor é adepto da Não Violência. A Verdade, a Retidão, a Paz, o Amor e a Não Violência são os cinco Valores Humanos fundamentais. Aquele que pratica tais valores merece ser chamado de ser humano! (Discurso Divino, 3 de abril de 2009)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page