top of page
Pensamento para o dia - janeiro 2022

01 janeiro de 2022

No mundo inteiro testemunhamos todos os tipos de dores e tristezas. No entanto, nenhum deles é permanente. A cada período doloroso se segue um período prazeroso. A experiência do prazer é refinada e intensificada pela experiência de dor que a antecedeu. Assim como o ouro é refinado ao ser derretido em um cadinho, a dor diviniza o prazer que a segue. O Ano Novo ou um novo mês não traz consigo nenhuma nova alegria ou tristeza. Cada segundo é novo, pois anuncia a marcha do tempo. Um ano é, na verdade, uma sucessão de segundos que se transformam em minutos, dias e meses. Somente quando cada momento for valorizado como novo é que o Ano Novo se tornará novo. A maneira sagrada como for vivido cada momento determinará a fecundidade do ano. Se vocês desejam levar uma vida sagrada e ter experiências sagradas, devem envolver-se em ações sagradas. O bem e o mal no mundo só poderão ser mudados se houver mudança nas ações dos homens. A transformação da sociedade deve começar com a transformação dos indivíduos. (Divino Discurso, 1º de janeiro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

 

02 janeiro de 2022

Os seus problemas são frequentemente criados por vocês mesmos. Se desenvolverem fé inabalável em Deus e se renderem à Sua Vontade, Ele não os abandonará. É esse o conceito da submissão à Vontade do Divino (Saranagati). Não se pode obter por nenhum outro meio a bem-aventurança que advém dessa entrega a Deus. Considerem tudo o que lhes acontecer como algo destinado ao seu bem. Descubram a felicidade que se pode auferir de provações e tribulações. Foi durante o seu exílio de doze anos na floresta que a devoção dos Pandavas se desenvolveu até o mais alto grau. Esperar que a vida seja uma cadeia ininterrupta de felicidade e conforto não constitui um sinal de verdadeira devoção. Será isso felicidade verdadeira? Thyagaraja perguntou se a felicidade estava na posse de riquezas ou no serviço ao Senhor. Ele não encontrou alegria na aquisição de riquezas, mas experimentou o maior júbilo em reconhecer a onipresença do Senhor. Da mesma forma, todos os devotos devem estar cônscios da imanência de Deus em tudo e realizar os seus deveres diários como uma consagração ao Divino!  (Divino Discurso, 14 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

 

03 janeiro de 2022

A consciência de que "eu sou o corpo" deve desaparecer para que aflore a consciência de que "eu sou encarnado". Enquanto vocês estiverem na consciência de que “eu sou encarnado” (dehi), nenhuma dor, tristeza, orgulho ou egoísmo poderá perturbá-los. É como a água do mar. Peguem uma pequena quantidade de água do mar e a mantenham separada em uma garrafa; ela ficará suja dentro de alguns dias. Entretanto, nada poderia sujá-la enquanto estava no mar. Portanto estejam no mar, como parte dele; não se separem, não se individualizem, não sintam que são o corpo (deha), separado do “Eu” (dehi). Esta deve ser a sua busca incessante (diksha), que deve se expressar na prática real como nishtha e sikshana. A primeira significa disciplina, controle, enquanto a segunda tem a ver com treinamento dos sentidos, das emoções e assim por diante. O alimento (nashta) deve estar subordinado a nishtha. O corpo (deha) é apenas um instrumento para a realização do Morador Interno (dehi). (Divino Discurso, 29 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

04 janeiro de 2022

Se desejam obter felicidade e paz (santosha e shanti), vocês necessitam desenvolver uma mente pura e imaculada, não manchada pelo egoísmo e pela sua descendência - a luxúria, a cobiça, a inveja, a raiva, o ódio e por aí vai. Para isso, devem buscar boas companhias (satsanga), realizar ações meritórias (satkarma), nutrir apenas bons pensamentos (sat alochana) e ler bons livros (satgranthas). Vocês poderão ver mil vezes o bem, escutar mil boas palavras, ler mil bons livros; porém, se não colocarem pelo menos uma dessas coisas em prática, as manchas no espelho do seu coração não serão removidas e o Senhor não poderá Se refletir nele. A prática realizada constantemente e com plena fé transmutará Nara em Narayana e Manava em Madhava, ou seja, o homem em Deus, pois a Divindade (Narayana) é a sua verdadeira natureza, e Deus (Madhava) a sua essência real. Vocês são apenas ondas do mar; saibam disso e estarão livres! (Divino Discurso, 17 de março de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

 

05 janeiro de 2022

Imaginem um rosário com vários tipos de contas. O fio passa através de cada uma e, sem dúvida, as mantém todas juntas, mas apenas nas contas transparentes ele é visível! Tornem-se igualmente transparentes, livres do desejo e da vontade que se ocultam ou confundem; só então o Motivador Interno poderá ser visto. Não se pode argumentar que, se não é visto, é porque não está ali! Vocês conseguirão obter essa transparência por meio de pureza de intenção, impulso e instinto; isso se conquista com disciplina espiritual sistemática e sincera. Uma escada deve ter a altura que vocês desejam alcançar; a sua prática espiritual (sadhana) deve ter a duração necessária para atingirem a meta! Quando as paredes estão concluídas, remove-se o andaime; quando se obtém a visão da Realidade, podem ser dispensadas formas de disciplina espiritual como a repetição de mantras ou do Nome de Deus, votos religiosos, oferendas, adoração, escutar e cantar o Nome e as glórias do Senhor (japa, vrata, puja, archana, sravana, kirtana). (Divino Discurso, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

06 janeiro de 2022

O homem é fundamentalmente divino. Então, naturalmente, quanto mais ele manifestar os atributos divinos do Amor, da Justiça, da Verdade e da Paz, maior bem-aventurança será capaz de desfrutar e de compartilhar. Quanto menos os manifestar, mais envergonhado deverá se sentir por estar vivendo contrariamente à sua herança. A árvore da vida tem que ser regada junto às raízes, mas atualmente aqueles que planejam elevar o padrão de vida regam os ramos, as folhas e as flores. As raízes são as virtudes; devem ser nutridas para que as flores das ações, das palavras e dos pensamentos possam brotar em fragrância e produzir o fruto do serviço, cheio do doce suco da bem-aventurança. Planejar a aquisição de alimentos, roupas e abrigo é promover apenas o bem-estar da carroça; façam um planejamento similar em relação ao bem-estar do cavalo, ou seja, da mente do homem, que necessita usar alimentos, roupas, abrigo e outros instrumentos materiais para o elevado propósito de “escapar do ego para o universal”. (Divino Discurso, 3 de agosto de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

 

07 janeiro de 2022

Para todos os tipos de disciplina espiritual se faz muito necessária a companhia apropriada. O homem é moldado pelas companhias que mantém; portanto, estejam sempre vigilantes em relação ao ar que respiram; ele está poluído pelos pensamentos impuros das pessoas entre as quais vocês andam. A água pura que desce do céu sob a forma de chuva adquire uma centena de sabores e de cores de acordo com o solo onde cai. No entanto, até mesmo a lama viscosa da sarjeta nutre alguma esperança de retornar à condição de água pura, pois, quando o sol brilhar, ela poderá subir até as nuvens sob a forma de vapor e recuperar a sua natureza original. Para a purificação da mente, a oração é a água e o arrependimento é o sabão. Apenas água ou detergente não bastarão para essa tarefa; o arrependimento deve ser seguido pela firme determinação de não repetir o erro. Vocês devem orar por ajuda na sua prática espiritual, pela ajuda que vem por meio da Graça! Guardem a sabedoria adquirida diante das armadilhas do apego e da aversão - este deve ser o tema, pois onde existe a dualidade, existem o medo, o declínio e a morte. (Divino Discurso, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

08 janeiro de 2022

Fique em silêncio; isso induzirá outros ao silêncio. Não adquira o hábito de gritar nem de falar muito e em voz alta. Reduza os contatos ao mínimo. Crie uma atmosfera de tranquila contemplação onde quer que esteja. Há pessoas que vivem em constante tumulto, em meio a um ciclone de barulho. Quer estejam em uma exposição, em uma feira, em um hotel, em um templo ou em Prashanti Nilayam, tagarelam sem parar. Não irão longe na estrada que leva a Deus. Há outras que se comprazem em disputas e discussões, que jamais se contentam com fatos óbvios. Precisam criar dúvidas onde antes não existiam e abalar a fé. Discutem sobre se Rama é superior a Krishna, ou se Krishna foi uma encarnação maior ou menor da Divindade! Pessoas que nem chegaram aos arredores da capital ousam discutir sobre a aparência e a glória do imperador, que reside no palácio no coração da cidade! (Divino Discurso, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

09 janeiro de 2022

Quando estiverem imersos na bem-aventurança do Senhor, serão também mestres de todas as bem-aventuranças menores. Quando mergulharem no mar, deverão buscar pérolas; quando forem até a árvore dos desejos, peçam a Suprema Bem-Aventurança. Não almejem pelo menor quando o maior estiver disponível, bastando apenas um pouco mais de esforço. Existe no homem um anseio natural por se tornar um com o Vasto, o Supremo, o Ilimitado, pois na caverna do seu coração reside o mesmíssimo Supremo. É como um bezerro que anseia pela vaca. Cada bezerro conhece a sua mãe. Pode haver mil bezerros e mil vacas; soltem os bezerros e cada um encontrará a sua própria mãe. Vocês igualmente devem saber onde obtêm o seu sustento e apoio naturais - em Deus, de quem vieram. (Divino Discurso, 20 de fevereiro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

 

10 janeiro de 2022

Seja lá o que vocês aprendam ou deixem de aprender, equipem-se com a força necessária para serem virtuosos e resistirem à tentação e às seduções do mundo objetivo. Discernimento não significa a astúcia à qual atualmente se dá um valor exagerado; significa, isto sim, a capacidade de ver as coisas na proporção adequada e avaliar o temporário e o duradouro, o particular e o universal, o superficial e o profundo. Além disso, vocês devem ter uma atitude de reverência para com o passado e para com os mais velhos - os repositórios da sagrada sabedoria espiritual e da experiência que é muito necessário adquirir. Tenham fé na sua própria divindade essencial e nos valores mais elevados que podem ser alcançados mediante uma prática diligente e o exercício do desapego. A vida também se torna mais doce com uma pequena dose de recusa; se todos os seus desejos forem satisfeitos, vocês começarão a se sentir enfastiados. Neguem a si mesmos muitas das coisas pelas quais a sua mente anseia e descobrirão que se tornarão fortes o suficiente para suportar a boa e a má sorte. (Divino Discurso, 12 de setembro de 1963) 

Sri Sathya Sai Baba

 

11 janeiro de 2022

A língua é a armadura do coração; ela protege a vida do indivíduo. Falar alto, falar muito, falar irrefletidamente, falar cheio de raiva e ódio - todas essas coisas afetam a saúde do homem. Geram raiva e ódio nos outros; ferem, perturbam, enfurecem e causam discórdia. Por que se diz que o silêncio é de ouro? O homem silencioso não possui inimigos, embora possa não ter amigos. Ele tem o tempo livre e a oportunidade de mergulhar no seu interior e examinar os próprios erros e imperfeições. Não se sente mais inclinado a buscá-los nos outros. Se o pé de vocês escorregar, sofrerão uma fratura; se a sua língua escorregar, quebrarão a fé ou a alegria de alguém. Essa fratura nunca mais se consolidará; essa ferida estará permanentemente inflamada. Portanto, usem a língua com muito cuidado. Quanto mais suavemente falarem, quanto menos falarem, quanto mais docemente falarem - melhor para vocês e para o mundo. (Divino Discurso, 29 de março de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

12 janeiro de 2022

Somente quando o homem descobrir a base última e imutável poderá gozar de paz permanente; até então, terá que balançar e oscilar entre a alegria e a tristeza neste mundo em transformação. Tal como ocorreu com Vivekananda e Nagamahashaya, as pessoas devem ser impelidas pela sede de conhecer o Criador por trás da Criação, a Pessoa por trás dos fantoches. Nagamahashaya começou com a atitude de “eu sou o servo” e se fez tão pequeno, encolhendo a sua individualidade, que foi capaz de se desvencilhar das algemas da ilusão e escapar para a Verdade Eterna Universal. Vivekananda, por outro lado, principiou com a atitude de “eu sou Ele” e se fez tão vasto e grandioso que quebrou as algemas e se fundiu na Verdade Soberana Suprema. Quando vocês tiverem adquirido o conhecimento da identidade entre a sua realidade e a Realidade que está por trás do Universo, a ilusão não poderá afetá-los. (Divino Discurso, 4 de outubro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

13 janeiro de 2022

A jornada do Sol em direção ao norte indica o caminho que o homem deve seguir para realizar Deus. O Sol é o exemplo supremo de serviço altruísta e incansável. O mundo não pode sobreviver sem ele. A vida na Terra só é possível por causa do Sol. Ele ensina ao homem a lição da humilde devoção ao dever, sem nenhuma presunção. O Sol é para todos o exemplo supremo de que cada um deve cumprir o seu dever com devoção e dedicação. O cumprimento do próprio dever é a mais elevada yoga, como ressaltou Krishna na Gita. Se vocês praticarem boas ações e tiverem bons pensamentos, experimentarão a Bem-aventurança Divina. O propósito do Sankranti é ocasionar várias mudanças na atitude do homem para que ele possa santificar a sua vida. Esse festival não se destina apenas aos indianos. A sua mensagem tem um significado para todos no mundo. É uma mensagem para pessoas de todas as regiões, credos e países. (Discurso Divino, 15 de janeiro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

 

14 janeiro de 2022

O dia do Sankranti marca a chegada, nas casas dos agricultores, dos grãos que são os frutos do seu labor. Esse é um festival sagrado para realizações mundanas e também um dia apreciado para se descansar em uma atmosfera de frescor. São necessários dias de descanso após um período de trabalho árduo. Só assim se pode desfrutar de paz de espírito. É o que “traz boas mudanças em Sankranti”, um festival que confere paz e anuncia uma transformação bem-vinda. Ele faz aflorar a alegria interior nas pessoas. Produz uma modificação no estilo de vida. Gera pensamentos sagrados. Hoje em dia as pessoas não reconhecem essas mudanças sagradas, pois estão todas imersas em conquistas mundanas e não têm interesse em coisas mais elevadas. Mas elas devem buscar, em vez disso, toda e qualquer oportunidade para cultivar as boas qualidades que são o zelo, a determinação, a coragem, o discernimento, a habilidade e o heroísmo. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

 

15 janeiro de 2022

Deve-se considerar o festival do Sankranti como o dia em que o homem volta a sua visão para Deus. Pode-se comparar a vida humana a um caule de cana-de-açúcar. Tal como a cana, que é dura e tem muitos nós, a vida é cheia de dificuldades. No entanto, é necessário superá-las para desfrutar da bem-aventurança do Divino, assim como a cana-de-açúcar precisa ser moída e o seu caldo convertido em açúcar mascavo para que se possa desfrutar da doçura permanente desse açúcar. Só se pode alcançar a bem-aventurança por meio da superação de provações e tribulações. Não se pode transformar o ouro em uma joia atraente sem submetê-lo ao processo de fundição em um cadinho e moldagem no formato desejado. Quando me dirijo aos devotos como “seres de ouro”  (bangaru), Eu os estou considerando como seres preciosos, mas somente passando pelas vicissitudes da vida com paciência é que vocês podem se transformar em joias atraentes. Não se deixem oprimir pelas dificuldades. Desenvolvam autoconfiança e tenham fé inabalável em Deus. (Discurso Divino, 15 de janeiro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

 

16 janeiro de 2022

Se o desejo intenso e a raiva emergirem do coração como chamas ardentes, como poderão emanar dali os raios frescos da paz, da verdade, da não violência e do amor? Este nascimento humano é uma rara oportunidade! Usem-no para espalhar alegria, não tristeza. Claro, é natural que o homem tenha ressentimento, que se sinta enfurecido, mas não se deve dar livre expansão à raiva. Vocês sabem que primeiro se deve arar a terra e irrigá-la; depois semeá-la, extirpar as ervas daninhas, proteger a plantação do gado e das cabras com uma cerca e esperar pacientemente pela época da colheita. Deve-se igualmente arar o coração com virtudes e irrigá-lo com a água do amor divino antes de se lançarem nele as sementes do Nome Divino; posteriormente, as ervas daninhas terão que ser destruídas. Será melhor erguer a cerca da disciplina para evitar o gado da instabilidade e da dúvida. Então o Nome do Senhor florescerá em meditação e se poderá colher a rica safra do Conhecimento. (Discurso Divino, 29 de março de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

17 janeiro de 2022

A dedicação de toda atividade a Deus e a entrega à Sua Vontade é chamada de caminho da devoção (bhakti marga). A devoção deve ser construída com base na convicção, não na crença cega e irracional. É por isso que sempre enfatizo o papel da inteligência. A inteligência é um dom especial de Deus ao homem; ela confere o poder de discernimento entre o certo e o errado. A paz ou a felicidade dependem da escolha dos meios certos e esta é uma questão a ser decidida pela inteligência. A prosperidade também depende da exploração inteligente dos recursos disponíveis, humanos e de outros tipos. A “inteligência” vacilante do homem, que perdeu a sua unidirecionalidade e pureza, é responsável por todos os conflitos e disputas que hoje prevalecem. Assim, peço-lhes que rezem a Deus para que Ele lhes conceda a capacidade de pensarem de maneira direta e correta e de se apegarem à decisão certa, uma vez tomada, sem serem afetados pelo egoísmo, pela cobiça ou pelo ódio. Orem por uma mente equilibrada, não abalada por preconceitos e paixões. (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

 

18 janeiro de 2022

O homem deve prestar atenção a três deveres básicos na sua busca pela felicidade: 1) ele deve esquecer o que precisa esquecer, ou seja, o mundo ao seu redor e os seus prazeres tentadores; 2) tem que alcançar o que deve alcançar, isto é, o objetivo do Divino, a Presença do Todo-Poderoso, e 3) deve abandonar aquilo que precisa abandonar, ou seja, desejos e buscas materiais. A oração védica “Da inverdade nos conduze à verdade, das trevas à luz e da morte à imortalidade” (Asato ma sad gamaya, Tamaso ma jyotir gamaya, Mrityor ma amritam gamaya) resume muito bem essas aspirações. Esforce-se para se afastar da inverdade e seguir em direção à verdade; procure adquirir conhecimento de si mesmo e da origem de todos os “Eus”, e assim se desfaça da sua ignorância básica. Afaste-se de pensamentos e ansiedades sobre este corpo, que está sujeito à decadência e à morte, e tome consciência da Alma Imortal que você realmente é! (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

19 janeiro de 2022

As guirlandas podem ensinar-lhes uma grande lição espiritual. Este único fio amarrou todas estas flores diferentes em bela harmonia. Ele é chamado de “fio de conexão'' (sutra em sânscrito). Assim também existe o Brahma Sutra, o “Princípio de Brahma” Universal que passa através de cada indivíduo e os une a todos no “vínculo átmico”. Como vocês são Encarnações do Atma Divino, não tenham medo das tristezas e perdas que possam surgir no seu caminho. Uma laranja é envolta por uma casca amarga. Vocês têm que removê-la e comer o doce fruto que ela protegeu por tanto tempo. O doce fruto, ou seja, a vida de vocês, está envolto pela casca amarga da luxúria, da raiva, da cobiça, da arrogância, do apego e do ciúme. Removam essa casca e a descartem para que a doçura possa ser saboreada. (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

20 janeiro de 2022

Cuidem para que, por meio de palavras, ações ou pensamentos, vocês não firam os outros, seja física ou mentalmente. Quando enxergarem injustiça e maldade no próximo, examinem primeiro a sua própria conduta e caráter, pois o que veem nos outros pode ser o resultado do que está em vocês mesmos! Usem as lentes do Amor e o mundo inteiro será preenchido pelo Amor. Deus está presente onde somente o bem penetra e prevalece. Se examinarem o comportamento atual dos homens, descobrirão que as coisas que eles veem e ouvem são más e que os seus pensamentos são impuros; sendo assim, até mesmo a natureza humana em vocês estará sendo manchada e se tornando animalesca, se não pior! Quando Deus entra naquilo que vocês veem e ouvem, bem como nos assuntos nos quais pensam, as suas vidas se tornam felizes e úteis. Por meio de uma inteligência esclarecida, controlem a mente e regulem os impulsos que dela emanam. Estes são requisitos primordiais para uma vida feliz! (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

21 janeiro de 2022

Se examinarem a natureza da mente, descobrirão que ela é muito semelhante à lente de uma câmera. O corpo é a câmera, a mente é a lente, o coração é a chapa fotográfica, o pensamento é o flash e a inteligência é o interruptor. Virem a lente para a fonte da felicidade, não para a sede da ansiedade e do medo; então serão recompensados com uma bela imagem impressa no coração. É difícil - ou melhor, quase impossível - virar a lente na direção indicada pelos santos e videntes, pois a mente é, com muita exatidão, figurada como um macaco! Ora, ela é ainda mais rebelde que um macaco, pois pula de um galho para outro situado a quilômetros de distância no espaço e séculos no tempo com mais rapidez que uma piscadela! A mente salta de um desejo para outro e nos enreda nas suas espirais. Reduzam o desejo, expulsem o ego, lancem fora a raiva, e a mente será sua escrava em vez de ser sua mestra. O amor é a chave mestra que pode conquistar tudo isso. (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

 

22 janeiro de 2022

Comecem o dia com Amor, passem o dia com Amor, preencham o dia com Amor e terminem o dia com Amor - este é o caminho para Deus. Neste caminho vocês não serão assaltados pela raiva, pela luxúria ou pela cobiça. Terão apenas a companhia dos bons e recursos apropriados para um progresso rápido. Cumpram o seu dever com amor, como se estivessem adorando a Deus. Muitos líderes hoje clamam por liberdade para seguir as suas próprias inclinações (swa-iccha). No entanto, a verdadeira liberdade só é conquistada quando se está livre da influência perniciosa de paixões como a luxúria, a inveja, o orgulho, a cobiça e o ódio. Swa-iccha não significa seguir todo e qualquer desejo que surja na mente; significa a inclinação do verdadeiro “eu” em direção a Deus. Se vocês se inclinarem em direção a Deus, as paixões que os escravizam se tornarão impotentes. Então vocês realizarão o seu "dever'' tendo-o como a sua própria inclinação, pois o amarão de todo o coração! (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

 

23 janeiro de 2022

Sigam os ditames de sua própria consciência limpa. Não copiem desejos e resoluções de outra pessoa. É isso que o cego faz, mas muitas vezes ele segue alguém igualmente cego. Deus está entronizado no coração de vocês; está sempre pronto a guiá-los. Ele não aprecia a pompa externa e o exibicionismo. Não calcula o número de horas que vocês passaram entoando cânticos devocionais (bhajans) ou repetindo o Nome do Senhor (japa) nem quantos quilômetros percorreram cantando as glórias do Senhor em procissão pelas ruas (nagarasankirtan). Ele examina a pureza do seu coração, evidenciada nas suas palavras e ações. Não preguem; pratiquem! Em toda parte há fartura de pregadores, mas escassez de praticantes! Heróis nos palanques provam ser faróis apagados quando descem ao chão. Portanto demonstrem nas suas próprias vidas como o Amor pode conferir paz e alegria, como todos os credos levam ao mesmo objetivo e como todos os homens são irmãos! (Discurso Divino, 17 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

 

24 janeiro de 2022

O ego é o inimigo número um do progresso espiritual. O egoísmo é o diretor executivo da Era de Kali, a Idade do Ferro. Hoje o egoísmo e o seu séquito de males assediam o mundo. O egoísmo gera os flagelos da cobiça e do ódio. Até mesmo líderes de ordens ascéticas e dirigentes de instituições monásticas sofrem de egoísmo e se entregam ao passatempo da competição e do conflito com outras ordens e instituições. Alguns usam elaborados símbolos externos de esplendor espiritual, especialmente quando há câmeras apontadas para eles. Segundo um ditado popular, um aspirante espiritual deve comer como um cachorro e vagar como uma raposa; isso significa que ele deve se contentar com o que puder obter e descansar onde puder fazê-lo. O homem é apenas um instrumento nas mãos de Deus; os seus planos só poderão ter êxito quando estiverem alinhados com os Dele! (Discurso Divino, 4 de outubro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

25 janeiro de 2022

Costumo dizer aos jovens universitários que podem adorar uma imagem como Deus, mas não devem adorar a Deus como uma imagem. Eles poderão acalentar a ideia de que uma pedra esculpida ou um pedaço de madeira são Deus e, nesse processo, alçar tais substâncias a essa posição elevada. Advirto-os também de que não devem rebaixar Deus à condição de papel, madeira ou pedra. Claro, Deus é imanente em cada átomo e célula do Universo e, se vocês são capazes de reconhecê-Lo e adorá-Lo ali, são verdadeiramente abençoados. Confirmem a sua fé em que são o Atma - a Centelha Divina em vocês - e então caminhem pelo mundo como heróis a quem o sucesso não pode estragar nem a derrota desanimar. Não é minha intenção voltar os homens para Deus, pois eles já O têm residindo neles. Não há necessidade de seguir em direção a Ele nem de chamá-lo para que venha de algum lugar fora de vocês. Tornem-se conscientes de que Ele é o seu Motivador Interno - isso é suficiente. (Discurso Divino, 22 de março de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

26 janeiro de 2022

Vocês devem perceber, por meio de constante meditação, que o mundo é o corpo de Deus e que vocês são uma célula nesse corpo. A prosperidade do mundo é a sua prosperidade; sintam-se assim, pensem nesses termos e ajam com esse estado de espírito. Nisso consiste a verdadeira espiritualidade. O aspirante espiritual não pode se desligar do mundo e fugir para a solidão, pois o mundo o seguirá até a caverna mais profunda ou a floresta mais escura. O aspirante espiritual só pode afirmar que progrediu quando estabeleceu em si mesmo a fé na unicidade da humanidade. Tudo e todos os seres são apenas ondas na superfície do vasto, infinito e ilimitado oceano que é Deus. As ondas pertencem ao oceano e dependem dele para a sua existência individual, mas o oceano não precisa de ondas. Portanto vocês estão inextricavelmente ligados a tudo o mais e a todos os outros. (Discurso Divino, 22 de março de 1973) 

Sri Sathya Sai Baba

 

27 janeiro de 2022

Markandeya segurou firmemente o Shivalinga e, assim, o laço de Yama prendeu tanto a ele como a Shiva; essa foi a razão pela qual o menino foi salvo. Essa história lhes ensina a estar sempre em contato com Deus, pois não sabem quando o laço será lançado. Apeguem-se ao Altíssimo, chamem-No por qualquer nome ou O concebam sob qualquer forma. Lembrem-se, porém, de que, sem a Retidão (dharma), não conseguirão alcançá-Lo. Não se deixem levar pelos atalhos; mantenham-se na estrada principal. Se cederem a pensamentos inferiores, estarão perdendo o princípio do Universal. Aprendam os meios de conquistar a graça e a pureza com aqueles que sabem, isto é, com os anciãos e os estudiosos que colocaram em prática o seu próprio aprendizado. Não se desesperem; não hesitem. A graça pode apagar o passado; bons esforços pessoais, boa companhia e boas práticas podem assegurar a felicidade no futuro. (Discurso Divino, 1º de abril de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

28 janeiro de 2022

O homem prefere queimar sândalo para vender como carvão, pois desconhece o valor da madeira. A meta que colocou diante de si é a conquista da felicidade e da paz. É a coisa certa a fazer, mas ele se detém após dar alguns passos, confundindo o falso com o verdadeiro - essa é a tragédia. Ele acredita que, se conseguir duas refeições completas por dia, alguns metros de tecido para vestir e um teto sobre a cabeça, além de uma diversidade de supérfluos, terá atingido a meta. No entanto, a alegria que obtém é insignificante e mesclada de tristeza; facilmente se transforma em dor, é prejudicial aos outros e repleta de orgulho, inveja, maldade, cobiça e outros ingredientes indesejáveis. Como poderá o corpo se manter fresco durante muito tempo, se o alimento que o sustenta não permanece fresco nem por algumas horas? Aquilo que é feito e deteriorado não pode, por isso mesmo, ser verdadeiro, pois a Verdade não pode ser feita e deteriorada. Ela é, foi e será, sem nenhuma modificação. (Discurso Divino, 6 de abril de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

29 janeiro de 2022

Qual é a parte imortal do homem? A riqueza que acumulou, as residências que construiu, o físico que desenvolveu, a saúde que adquiriu ou a família que criou? Não, nada do que fez, desenvolveu ou conquistou perdurará; ele terá que deixar tudo à devastação do tempo. Não poderá levar consigo nem mesmo um punhado de terra, a terra que tanto amava. Descubra o "Eu'' imortal e saiba que é a centelha de Deus em você; viva na companhia do vasto e imensurável Supremo e se tornará vasto e imensurável. Quando alguém segura uma nota na mão e afirma orgulhosamente: “Este dinheiro é meu”, ela ri dele e diz: “Oh, quantos milhares de pessoas conheci, que se orgulharam desse modo!” Não acalente essa ilusão; o corpo é apenas uma tenda. Anseie pelo morador interno, Aquele que nele reside e o torna ativo, o faz refletir e o capacita a agir. (Discurso Divino, 6 de abril de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

30 janeiro de 2022

No estado de sonho, há a negação dos sentidos e o intelecto não funciona; só a mente é o senhor e cria o seu próprio "mundo”. Alguém sonha que um tigre o ataca ou que uma cobra o golpeia profundamente na perna. Sente toda a dor e todo o medo. Como curar o infeliz? Não há necessidade de trazer um médico ou um mágico e os seus encantamentos. Acordem-no e estará curado! Ele sabe que não havia tigre nem cobra, nem mordida nem dor. Assim também o conhecimento removerá imediatamente todas as experiências duais de alegria e tristeza derivadas desses objetos irreais. Vocês dizem: "Eu estava acordado", "Eu sonhava" ou "Eu dormia profundamente". Mas quem é esse "Eu"? Quem é esse "Eu" que não tem nenhum dos três estados, que persiste do nascimento até a morte, que trata o corpo e todos os órgãos e sentidos, todos os vários sentimentos, impulsos e experiências como “seus”, “suas posses”, “seus instrumentos” e assim por diante? Esse “Eu” é aquilo que se deve conhecer e que, uma vez conhecido, não se deve permitir que a mente se desvie dele. (Discurso Divino, 6 de abril de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

31 janeiro de 2022

As pessoas têm que estar praticando alguma ação desde o momento em que acordam até a hora de dormir, ou seja, do nascimento à morte. Elas não conseguem ficar quietas, sem agir. Ninguém pode evitar essa situação! Mas cada um precisa entender claramente em que tipo de ação deve se envolver. Existem apenas dois tipos: (1) ações sensoriais ou que vinculam e (2) ações que liberam. Os atos que vinculam têm aumentado além do controle, o que tem resultado no crescimento da tristeza e da confusão. Por meio deles não é possível obter felicidade e paz de espírito. Por outro lado, as ações que liberam produzem alegria e auspiciosidade crescentes a cada ato. Elas proporcionam bem-aventurança ao Ser Interno e não estão relacionadas com mera alegria externa! Embora os atos possam ser externos, a atração é toda voltada para o interior. Esse é o caminho certo, o caminho verdadeiro! (Dhyana Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page