top of page

01 de julho de 2023

Disseram-me que vocês são aspirantes espirituais e, portanto, lhes falarei sobre a prática espiritual (sadhana). Bem, o que é, fundamentalmente, prática espiritual? É upavasa, upasana. A sílaba “upa” significa “próximo”, “asana” significa “sentar-se” e “vasam” significa “residir”. Sentamo-nos perto de um climatizador de ar para nos refrescarmos. Sentamo-nos perto de Deus para que possamos obter algumas qualidades divinas e nos livrar de características não divinas. Deus não é uma comodidade ou um equipamento externo como o climatizador de ar. Ele é o Diretor Interior, a Realidade Interna, a Base Invisível sobre a qual todo este mundo visível é construído. Ele é como o princípio do fogo, latente na madeira, que se manifesta quando um pedaço é friccionado vigorosamente contra outro. O calor produzido consome a madeira como fogo! A companhia dos bons e dos piedosos faz com que você se encontre com outros indivíduos de natureza semelhante e cria o contato que manifesta o Fogo Interno. (Discurso Divino, 10 de maio de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

02 de julho de 2023

Na faixa etária de 16 a 30 anos, o indivíduo está em estado bruto, e é nesse período que a vida acrescenta doçura a si mesma, que os talentos, habilidades e atitudes são acumulados, sublimados e santificados. Se o tônico do serviço altruísta for administrado à mente durante esse período, a missão da vida será cumprida, pois o processo de sublimação e santificação será acelerado por esse tônico. Não sirva pela recompensa, para chamar atenção, receber gratidão, ou por um sentimento de orgulho por sua superioridade em termos de competência, riqueza, posição social ou autoridade. Sirva porque você é impulsionado pelo amor. Quando for bem-sucedido, atribua o sucesso à graça de Deus, que o impulsionou, como Amor dentro de você. Quando falhar, atribua o fracasso à sua própria inadequação, falta de sinceridade ou ignorância. Examine as motivações de suas ações e purifique-as de todos os vestígios de egoísmo. Não jogue a culpa naqueles a quem o serviço é destinado, nem em seus colaboradores e colegas e nem em Deus. (Discurso Divino, 19 de maio de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

03 de julho de 2023

O verdadeiro guru é alguém que não tem ego ou egoísmo, e que pode elevar o discípulo ao seu próprio nível. Vestir uma túnica cor de açafrão, recitar mantras e expor alguns textos é o que caracteriza muitos gurus nos dias de hoje. Os sinais de um verdadeiro guru são grandeza de coração, altruísmo absoluto, pureza no modo de vida, ausência de ganância e de inveja e equanimidade em sua conduta para com todos. A ausência de inveja é uma qualidade essencial tanto no guru quanto no discípulo, uma vez que a inveja é a causa raiz de muitos males. O papel do guru é guiar o discípulo no caminho de Deus. Ele deve lhe ensinar o verdadeiro propósito de cada um dos órgãos dos sentidos - seus olhos, sua língua e seus membros. Todos os sentidos devem ser usados para descobrir e experienciar o Divino. Isso foi o que Tyagaraja e Pothana recomendaram em suas canções. Cada ação na vida diária deve ser transformada em um ato de devoção a Deus. (Discurso Divino, 13 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

04 de julho de 2023

Hoje, em todo o mundo, ouve-se falar de projetos para a construção de uma nova sociedade.  Entre os objetivos declarados desse movimento estão a provisão universal de necessidades diárias e de várias comodidades, assim como a distribuição igualitária da riqueza. Isso pode ser desejável, mas é viável? Pode ser possível distribuir igualmente propriedades e bens,  comodidades e confortos. Mas é possível limitar igualmente os desejos de todas as pessoas? Se os desejos não forem igualmente limitados, a frustração será inevitável. A doutrina socialista é um conceito importante. No entanto, é igualmente essencial reconhecer a realidade de Deus como a fonte primordial de todas as coisas no mundo. De acordo com os sábios indianos, a fonte dos alimentos que se consome, o poder que sustenta todos os seres vivos e a base de todos os objetos na criação, tudo isso é Deus. É porque essa verdade fundamental foi esquecida que o mundo hoje é assolado por fome, conflitos, guerras e agitações. (Discurso Divino, 13 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

05 de julho de 2023

Satsang significa encontrar “Sat”, aquele que é mencionado ao exaltarmos Deus como Sat-Chit-Ananda (Ser, Consciência e Bem-aventurança). “Sat” é o princípio da existência, o “Ser” que é a verdade primordial do Universo. Alinhe-se com a Verdade, o “Sat” em você, a realidade sobre a qual o falso é imposto por mentes que não veem a luz. Ao contemplar esse “Sat”, a chama se acende, a luz surge, a escuridão desaparece e o sol da sabedoria desponta. Quando há uma rocha dura abaixo, é preciso cavar mais fundo para extrair a água subterrânea perene e pura. Quanto mais macio for o solo subterrâneo, mais rápido será o sucesso. Suavize seu coração; então, o sucesso na disciplina espiritual será rápido. Falar suavemente, falar docemente, falar apenas sobre Deus: esse é o processo de suavização do subsolo. Desenvolver compaixão e empatia, engajar-se no serviço altruísta, compreender a agonia da pobreza, da doença, da angústia e do desespero, e compartilhar tanto lágrimas quanto alegrias com os outros: essa é a maneira de abrandar o coração e promover o sucesso da disciplina espiritual. (Discurso Divino, 10 de maio de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

06 de julho de 2023

Cada objeto na natureza e cada incidente temporal estão, na verdade, transmitindo, ensinando uma lição. Certa manhã, o mestre Dakshinamurty caminhava a passos lentos ao longo da praia. Ele olhou para as ondas e extraiu disso uma lição. As ondas estavam, lenta e sistematicamente, carregando em direção à costa um pedaço de palha, passando-o de uma crista para outra, até o depositarem em terra! O mar tem uma vasta extensão, é profundo e poderoso. Ainda assim, está constantemente empenhado na limpeza de todas as impurezas. Ele sabe que você não deve negligenciar um desejo pelo simples motivo de ser um mero pedaço de palha. Empurre-o de volta para a costa, onde não pode causar danos. A eterna vigilância é o preço da paz e da felicidade. Dakshinamurty exclamou: “Maravilhoso! O mar ensinou-me uma grande lição” - a lição de que o perigo espreita quando o desejo se anuncia. (Divino Discurso, 29 de julho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

07 de julho de 2023

Cada ação na vida diária deve ser transformada em um ato de devoção a Deus. Na cidade de Kashi (Varanasi), as autoridades municipais nomearam algumas pessoas para acender as luzes das ruas. Um aspirante espiritual era um desses encarregados. Ele tinha que encher o lampião com óleo e fixar cúpula para proteger a chama. Ele costumava ir a cada lampião cantando a glória de Rama, limpando a cúpula e acendendo a chama enquanto cantava. As autoridades municipais perceberam que, nas ruas em que o aspirante acendia os lampiões, estes brilhavam mais intensamente do que em outros locais. Descobriram que um grande devoto estava acendendo os lampiões com devoção a Deus, e isso explicava seu brilho excepcional. A moral dessa história é que, quando se pratica qualquer ato com espírito de dedicação, como uma oferenda a Deus, pode-se experimentar a alegria e encontrar a realização. (Discurso Divino, 13 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

08 de julho de 2023

O amor divino de Swami não tem traços de interesse próprio. É absolutamente puro. Swami só sabe dar, não receber. A mão de Swami é mantida no alto, para conceder; ela não se estende em busca de algo. Além disso, uma vez que Swami tenha declarado "você é Meu", não importa quais caminhos errados a pessoa possa seguir, Swami não a abandonará. Pode-se perguntar por que alguém que tenha sido aceito por Swami como "Meu" deva estar sujeito a dificuldades e problemas. Esses problemas são a consequência do seu próprio karma. O indivíduo precisa garantir que sua conduta esteja correta. Se, porventura, o Senhor abençoar um homem com cem anos de vida, ele não deveria se encher de orgulho e começar a pular de cima de uma árvore com a confiança de que viverá por um século. Ele pode viver por cem anos, mas pode ter a perna quebrada na queda. Assim, ao aceitar a bênção de Deus, a pessoa também deve se esforçar para levar uma vida virtuosa. (Discurso Divino, 13 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

09 de julho de 2023

Cada religião enfatiza um Nome e uma Forma de Deus e recomenda sua aceitação. Algumas até insistem que Deus não possui outro Nome ou Forma. No entanto, a Realidade está além de nomes e formas; ela tem a eternidade ou a indestrutibilidade (akshara) como característica e a sílaba sagrada Om como Forma. Atinge-se o estágio da unidade sem atributos (akshara) em três etapas de disciplina espiritual: (1) eu sou Teu, (2) Tu és meu e (3) Tu és eu mesmo. Através da disciplina espiritual, é preciso transcender a dualidade de "eu" e "você". O eu é apenas o Seu reflexo neste corpo. A consumação é alcançada quando a dualidade é superada. É por isso que se declarou: "É bom nascer em uma religião, mas não é bom morrer nela". Isso quer dizer que, antes que a vida termine, é preciso ir além dos limites estabelecidos pela religião institucionalizada e alcançar a vasta e ilimitada expansão do Ser Interno, o Atma, que tudo permeia. (Discurso Divino, 29 de julho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

10 de julho de 2023

Quando dou Minha palavra a alguém, mesmo que a pessoa se volte contra Mim, não nutrirei nenhum sentimento negativo em relação a ela. Mesmo que Me insultem, continuarei a amá-los. Cumprirei Minha promessa e lutarei até o fim. Algum dia eles retornarão ao caminho correto. Devido à força das circunstâncias, algumas mudanças podem ocorrer. Elas não são permanentes. Não mudarei Meu rumo por causa de tais acontecimentos. Essa é a Minha segunda resolução. Minha terceira resolução é: quando Me comprometo a fazer algo para o bem-estar de todos e que seja benéfico para a sociedade como um todo, não desistirei, aconteça o que acontecer. Mesmo se o mundo inteiro estiver contra Mim, não recuarei; apenas seguirei em frente. Estas são as Minhas três resoluções: o pé que avança não recua; não voltarei atrás na palavra dada; Eu só dou e não recebo! (Discurso Divino, 13 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

11 de julho de 2023

Os pais confiam os seus queridos e amados filhos aos professores nas escolas, acreditando que estes são capazes e estão dispostos a orientá-los e a incutir-lhes habilidades e hábitos que posteriormente possam ajudá-los a enfrentar as dificuldades e tentações do mundo. Os professores têm, portanto, uma grande responsabilidade. Quando uma criança precisa de ajuda, ela recorre à mãe; quando esta precisa de ajuda para dotar a criança de conhecimento e força de caráter, recorre ao professor. Consequentemente, o professor deve ser mais do que uma mãe para as crianças! A sua preocupação em relação à saúde física, mental e moral da criança, bem como a sua atenção vigilante e cuidado, precisam ser ainda mais constantes e capacitados que os da mãe. Os professores têm que se dirigir uns aos outros amorosamente. Não devem se envolver em recriminações mútuas, pois as mentes sensíveis das crianças serão maculadas pelo mais leve traço de ódio que venha a poluir uma atmosfera de amor. (Discurso Divino, 4 de julho de 1981)

Sri Sathya Sai Baba

12 de julho de 2023

O ser humano precisa progredir a cada momento; um estilo de vida estagnado não o beneficia. Quanto tempo se pode tolerar um menino que permanece na mesma série na escola? A cada ano ele deve passar para uma série mais adiantada. O aspirante espiritual também não deve ficar estagnado em uma única prática espiritual. Da relação senhor-servo com Deus, ele tem que avançar para a relação corpo-membro e alcançar o estágio de fusão no Uno que a tudo abrange – ou seja, ir do dualismo para o não dualismo condicionado até o monismo ou não dualismo. Nos estágios iniciais, ele adora retratos ou imagens de Deus em todas as 16 formas de homenagem reverencial, tais como a concentração preliminar, a invocação e assim por diante. Bom caráter, boa conduta e uma vida virtuosa são qualificações essenciais para o aspirante. É claro que oferecer flores é louvável. Todas as formas de homenagem são boas. Deve-se, no entanto, progredir desse estágio para o da consciência do Ser interno. (Discurso Divino, 6 de outubro de 1981)

Sri Sathya Sai Baba

13 de julho de 2023

Ame por amor ao amor. Não manifeste amor por interesse em objetos materiais ou para a satisfação de desejos mundanos. O desejo gera raiva e esta ocasiona o pecado, pois, sob o seu impacto, amigos são vistos como inimigos. A raiva está na raiz de todo tipo de calamidade; portanto, não se torne sua presa. Trate a todos – quem quer que sejam – com a compaixão abrangente do amor. Essa solidariedade construtiva deve se tornar a reação espontânea de toda a humanidade. Impregne de amor a sua respiração – ao inspirar e ao expirar. Impregne de amor cada momento. O amor não conhece o medo. O amor evita a falsidade. O medo arrasta o ser humano para a falsidade, a injustiça e o erro. O amor não anseia por elogios; esta é a sua força. Somente aqueles que não possuem amor dentro de si desejam ardentemente recompensa e fama. A recompensa do amor é o próprio amor. (Discurso Divino, 29 de julho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

14 de julho de 2023

O verdadeiro devoto sempre habita em Deus e não tem tempo para conhecer ou sentir bem-estar ou preocupações. Alcançar o Senhor é a única ideia na sua mente. É difícil entender esse comportamento, exceto por meio de exemplos. Uma criança pequena corre assustada, gritando: “mamãe, mamãe!”, à procura da mãe que está ausente. A mãe toma a criança nos braços e a põe no colo. A criança para de chorar e fica livre de todos os seus medos. Mas será que ela pode avaliar e descobrir a diferença entre o seu estado anterior e o atual alívio? Não; nem é necessário que o faça. De igual modo, aquele que está sempre em busca de servir ao Senhor ficará imerso em Deus quando a gloriosa oportunidade surgir. Nessa Presença, nenhuma ansiedade ou problema poderá perturbá-lo. Ansiedade e problemas só afligem até esse momento de conquista; aí toda a atenção é desviada para a experiência. As lutas e dificuldades do passado são esquecidas. Portanto, aspirantes espirituais e devotos devem ignorar e esquecer todas as milhares de adversidades que ocorreram antes e se ocupar apenas com pensamentos no Senhor. (Prashanti Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

15 de julho de 2023

Até que você obtenha a percepção da sua própria divindade, enquanto estiver consciente da sua individualidade distinta e sentir que você é você e que Deus é Deus, não poderá deixar de lutar contra certas atitudes e objetivos. Esse é o estágio do aspirante espiritual. Nesse estágio, você deve se esforçar para adquirir as qualidades do amor, da solidariedade e da compaixão, pois sem elas não poderá alcançar a união com Deus e a sabedoria.  O amor é vital, o amor é divino. Para que um ato se torne digno de ser oferecido a Deus e suficientemente puro para conquistar a Sua Graça, ele deve ser uma manifestação de amor. Quanto mais esplendorosa a manifestação, mais próximo você estará de Deus. O amor não é afetado nem modificado por considerações de casta, credo ou religião. Ele não pode ser maculado pela inveja, pela malícia ou pelo ódio. Preserve-o de ser envenenado por esses males; esforce-se para cultivar sentimentos livres de ódio e discriminação. (Divino Discurso, 29 de julho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

16 de julho de 2023

Se alguém apenas foge das responsabilidades da vida em sociedade, não será possível desfrutar de paz; ela jamais virá. No entanto, se os desejos forem controlados e eliminados, não haverá nenhuma necessidade de fugir. Satisfeito com o que tem, recusando-se a se preocupar com a falta de coisas que não possui e tentando, tanto quanto possível, reduzir e eliminar desejos, paixões e ódios, o ser humano deve esforçar-se para cultivar a verdade, a retidão, o amor e a paciência. Cultivá-los e, ao mesmo tempo, praticá-los sistematicamente – esse é o verdadeiro dever da humanidade, o verdadeiro propósito do nascimento humano. Se as quatro qualidades acima mencionadas forem cultivadas e praticadas por todos, não haverá inveja entre as pessoas, a apropriação egoísta cessará, os interesses alheios serão respeitados e a paz mundial poderá ser consolidada! (Prashanti Vahini, cap. 15)

Sri Sathya Sai Baba

17 de julho de 2023

As Escrituras Sagradas, como os Vedas e os Puranas, merecem ser lidas e ouvidas. O Nome de Deus deve ser recitado e ouvido. Prescrevem-se, para alguns males, medicamentos de uso externo; para outros, remédios de uso interno. Entretanto, para o mal universal que é o ciclo de nascimentos e mortes, receitam-se medicamentos de uso externo e interno, tais como escutar discursos espirituais, cantar o Nome de Deus e outros. Além de ouvir o Nome do Senhor, é necessário pronunciá-lo. Um aspirante espiritual pode conquistar a graça de Deus, a do guru e a dos devotos do Senhor, mas toda essa graça será inútil se ele não obtiver outra graça – a da sua própria consciência interior. Sem ela, o aspirante cairá na perdição, pois todo o resto não tem nenhuma importância. (Prema Vahini, cap. 21)

Sri Sathya Sai Baba

18 de julho de 2023

A corrente elétrica não tem forma, ao passo que uma lâmpada, um ventilador ou um fogão elétrico têm uma forma definida. Em cada aparelho, a corrente possui uma função diferente. Se alguém disser: “Ó corrente, como você tem sido útil para mim!” e tocá-la, levará um choque. A corrente elétrica tem essa energia; é, portanto, uma manifestação do Divino Cósmico. Tal fato é ilustrado na história do demônio Bhasmasura, que podia reduzir qualquer coisa a cinzas com o poder que obtivera do Divino por meio da penitência. Essa energia interior se expressa na forma de conhecimento. Este, por sua vez, precisa ser transformado em habilidade para que se possa alcançar o equilíbrio na vida. Hoje em dia, no entanto, as pessoas estão anulando esse conhecimento e, consequentemente, perdendo esse equilíbrio. Ao perdê-lo, adquirem apenas a visão externa; não cultivam a visão interna e tampouco a percepção. Quando a visão é projetada para o exterior, a mente começa a vacilar. É preciso manter o equilíbrio na vida, mas isso só é possível quando se transforma o conhecimento em habilidade. (Discurso Divino, 22 de novembro de 2000)

Sri Sathya Sai Baba

19 de julho de 2023

Deve-se compreender o profundo significado da vida humana, que é superior à de todas as outras espécies. Devido à consciência do corpo, o ser humano está esquecendo a Divindade inerente a ele. Vocês estudam muito a Natureza e as coisas do mundo e levam uma vida artificial, sem perceber que o coração é a morada da Divindade. Se permitirem que maus sentimentos penetrem no seu coração, ele se tornará poluído e nele não haverá espaço para o Divino. Atualmente o mundo inteiro está repleto de poluição, não apenas dos sentidos individuais, mas também dos cinco elementos. O ar é impuro e a água está poluída, assim como tudo o que vocês veem, ouvem ou tocam. Como podem esperar ter paz no mundo? Vedanta ensina que devemos ir além da mente e obter a visão interior, a fim de evitar que maus sentimentos penetrem no coração e poluam a morada de Deus. (Discurso Divino, 20 de maio de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

20 de julho de 2023

Temos que reconhecer o fato de que a vida humana depende do funcionamento da mente. Enquanto formos governados pela mente, continuaremos sendo humanos. Uma vez que a transcendamos, poderemos desfrutar da vastidão da ilimitada expansão da Consciência Cósmica. Eis aqui um exemplo: suponhamos que vocês construam uma casa espaçosa com vários cômodos – salas de estar e de jantar, banheiros e assim por diante. A espaçosa casa parece dividida em diversos cômodos pequenos. Isso ocorre devido às paredes erguidas para criar as divisões. Se as paredes forem derrubadas, a casa se tornará uma grande mansão. Da mesma forma, o corpo é a parede que restringe a percepção do indivíduo aos estreitos limites do corpo. Quando vocês se libertarem da consciência do corpo, experimentarão a vasta expansão da Consciência Cósmica Universal, que a tudo permeia. (Discurso Divino, 20 de maio de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

21 de julho de 2023

Deus é o Residente Interno em todos os seres, porém não ocorre nenhuma transformação no Ser Interno. Embora as vidas humanas continuem a ser geradas, tal como as ondas do oceano, o Oceano da Consciência Cósmica permanece imutável. Se vocês moldarem uma imagem de Krishna em prata, todas as suas partes serão de prata. Quando virem nela a Forma de Krishna, vocês não estarão conscientes da prata. Mas se, ao contrário, desejarem ver apenas a prata de que a imagem é feita, a Forma desaparecerá da sua visão. De igual modo, se voltarem a mente para Deus, que permeia todo o Universo, ela ficará totalmente preenchida pelo Divino e vocês não verão as diferentes formas dos objetos no mundo. Por outro lado, se a sua mente estiver direcionada para os objetos mundanos, vocês não serão capazes de ver a Divindade que permeia todos eles. O Universo é a Forma de Deus. Deus é a causa e o Universo é o efeito. A incapacidade de compreender a causa e o efeito resulta em ilusão. (Discurso Divino, 20 de maio de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

22 de julho de 2023

A compreensão torna-se fácil quando se está repleto de devoção – uma devoção profundamente enraizada. A forma de devoção que se expressa por meio da paz é o melhor caminho para se alcançar a bem-aventurança eterna e permanente. Tornem-se mensageiros da paz que não tem princípio nem fim. Sustentem a luz da paz perante a humanidade. Vivam uma vida ideal, sempre satisfeitos, sempre alegres, sempre felizes. Os aspirantes espirituais e devotos de outrora só atingiram a sua meta por meio da paz. Ela proporcionou aos santos Ramadas, Tukaram, Kabir, Tyagaraja, Nandanar e outros a fortaleza necessária para suportar toda a calúnia, tortura e trabalho árduo que foram a sua sina. Se o aspirante basear os seus esforços em tais exemplos, ficará livre da raiva, do desespero e da dúvida. Os relatos dos seus esforços e sucessos, se devidamente contemplados, são mais úteis ao aspirante espiritual que a contemplação dos poderes e realizações do Senhor. (Prashanti Vahini, cap. 5)

Sri Sathya Sai Baba

23 de julho de 2023

Ao pedir esmolas, um mendigo diz que é “desamparado”, ou seja, uma pessoa que não tem um senhor nem ninguém para ampará-lo. Isso não é correto. Para todos, Deus é o protetor ou senhor. Somente Deus não tem quem O ampare, pois não há ninguém superior a Ele. O santo Tyagaraja considerava Rama como o seu salvador e protetor e não se importava com as riquezas do mundo. Considerava o serviço oferecido aos pés de Rama como o maior tesouro. Kabir era um pobre tecelão que costumava compartilhar o seu alimento. Quando o rei lhe enviou funcionários com ouro e mantimentos, Kabir perguntou: “Para quem o rei mandou tudo isso?” Eles responderam: “O rei lhe enviou estas coisas porque você é desamparado”. Ele retrucou: “Não sou desamparado. Rama é o meu senhor e protetor. Vocês não podem dizer que não tenho quem me ampare. Somente Rama não tem ninguém para ampará-Lo. Entreguem tudo isso a Ele”. Kabir disse que a palavra “desamparado” se refere a Deus. Deve-se entender o significado correto das palavras. (Discurso Divino, 20 de maio de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

24 de julho de 2023

A primeira disciplina espiritual consiste em procurar as falhas e fraquezas dentro de si mesmo e esforçar-se para corrigi-las e tornar-se perfeito. O incessante e árduo trabalho de cada dia que se sucede tem como objetivo e justificativa esta consumação: fazer com que os últimos dias do indivíduo sejam doces e agradáveis. Mas cada dia tem também a sua noite. Se ele passar o seu dia na prática de boas ações, a noite o abençoará com um sono profundo, revigorante e renovador – um sono semelhante ao êxtase espiritual. O ser humano tem um período limitado de vida na Terra. Mas, mesmo nesse breve período, é possível alcançar a bem-aventurança divina fazendo uso do tempo com sabedoria e cuidado. Duas pessoas com igual aparência e, ao que tudo indica, da mesma origem, crescem sob as mesmas condições; no entanto, enquanto uma se revela um anjo, a outra permanece com a sua natureza animal. Qual é o motivo desse desenvolvimento diferenciado? Os hábitos, o comportamento formado a partir deles e o caráter no qual esse comportamento se solidificou. Os seres humanos são criaturas de caráter! (Prema Vahini, cap. 5)

Sri Sathya Sai Baba

25 de julho de 2023

Qualquer tarefa pode ser realizada por meio da prática. Ela é necessária para tudo na vida, seja para caminhar, falar, comer, ler ou escrever. A quem ainda é uma criança, a mãe ensina palavras como “mamãe” e “papai”. Tudo isso se aprende somente com a prática. Vocês dizem que desejam a paz; mas, para isso, também precisam fazer algum esforço. Todos vocês estão agachados no chão; sem a prática, não conseguem sequer se sentar com as pernas cruzadas. Se quiserem encenar uma pequena peça teatral, comecem a praticá-la com pelo menos dez dias de antecedência. O mundo é como um palco. Todos são atores e Deus é o diretor. Vocês necessitam de prática para tudo neste drama da vida. Só se pode alcançar a divindade trilhando o caminho espiritual. O fogo da sabedoria está em todo ser humano; entretanto, se o negligenciarem, ele será coberto pelas cinzas do ego, do apego e do ódio. De onde vêm essas cinzas? Elas vêm apenas do fogo e, por fim, acabam por cobrir o próprio fogo. Do mesmo modo, a Divindade reside em todo ser humano. Se desejarem visualizar a sua Divindade inata, vocês precisam, antes de mais nada, remover as cinzas do ego, do apego e do ódio. (Discurso Divino, 22 de agosto de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

26 de julho de 2023

Para um observador superficial, a vida parece girar em torno de comer, beber, trabalhar e dormir. Mas, na verdade, ela possui um significado muito maior, uma importância mais profunda. A vida é um ritual de sacrifício. Cada pequeno ato é uma oferenda ao Senhor. Se o dia for passado em atos realizados com esse espírito de entrega, o que mais poderá ser o sono, senão uma total imersão no Divino, um êxtase espiritual? As pessoas cometem o grande erro de se identificarem com o corpo. Acumulam uma variedade de coisas para a sua manutenção e conforto e, mesmo quando ele se torna fraco e decrépito com a idade, procuram fortalecê-lo de uma forma ou de outra. Mas por quanto tempo se pode adiar a morte? Quando chega a ordem de Yama – o deus da morte –, é hora de partir. Posição, orgulho e poder – tudo desaparece diante da morte. Compreendendo isso, esforce-se dia e noite, com pureza de corpo, mente e espírito, para alcançar a plena percepção do Eu Superior por meio do serviço a todos os seres vivos. Deve-se preservar o corpo como um veículo para esse serviço. Mas lembre-se: você não é esse corpo; esse corpo não pode ser você. (Prema Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

27 de julho de 2023

Dizer: “eu sou o corpo” (Aham dehatma) é um sinal de ignorância; é dualismo. Dizer: “eu sou a alma individual” (Aham jivatma) é não dualismo qualificado. Dizer: “eu sou o Eu Universal” (Aham Paramatma) é não dualismo. Em todos esses três termos – dehatma, jivatma e Paramatma – está presente o Atma ou Ser Interno, mas é preciso conhecer a diferença entre eles para que se possa compreender a Divindade. Os termos bhur, bhuvah e suvah, presentes no mantra Gayatri, transmitem o mesmo significado. Bhur refere-se ao mundo físico, que é composto de matéria terrena e pode ser descrito como materialização, representada pelo corpo humano. Bhuvah representa o princípio vital, que faz o corpo se mover e pode ser descrito como vibração. O corpo é capaz de se mover devido à presença da vibração no seu interior. Por conseguinte, o corpo é materialização, o princípio vital é vibração e o Ser Interno é radiação. Todos esses três estão muito presentes no ser humano. Onde, então, procurar a Divindade? Por que procurá-la? Quando você chegar a compreender essa verdade, perceberá que você é tudo. (Discurso Divino, 22 de agosto de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

28 de julho de 2023

Se querem acender a lâmpada da Divindade em vocês, é necessário que se livrem do ego, do apego e do ódio e desenvolvam o amor. Eu sou o exemplo ideal nesse sentido. Como? Durante o Meu darshan, vocês permanecem sentados onde estão e Eu mesmo vou até vocês, inclino-Me, estendo a mão e pego as suas cartas. Mas, em vez disso, se Eu tivesse ego, poderia muito bem ficar sentado em determinado lugar e lhes dizer para virem até Mim e Me entregarem as suas cartas. Vocês certamente fariam isso. Eu, no entanto, não ajo assim por não ter nenhum traço de ego. Então, assim como Eu vou até vocês e os sirvo, vocês também devem ir até os outros e servi-los sem ego. Este é o exemplo que Eu quero dar. Ajo de maneira tão desprovida de ego para colocar um ideal diante de vocês. (Discurso Divino, 22 de agosto de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

29 de julho de 2023

Todos os fundadores das religiões ouviram a voz impessoal de Deus revelando a Essência Divina (Atma) que ativa toda a Criação. Assim como os Vedas foram “ouvidos” e propagados como revelações “ouvidas” (sruti), o Alcorão também foi “ouvido” pelo profeta Maomé. O Alcorão apresenta a oração (Salat) e a caridade (Zakat) como dois pilares fundamentais. São muçulmanos aqueles que consideram a caridade como um dever elevado e que elevam sua consciência por meio de orações e da meditação contínua em Deus. Islã é uma palavra que não denota apenas uma religião específica, mas um estado de espírito, um estado de total rendição à Vontade de Deus. Islã significa dedicação, rendição, paz, tranquilidade. Islã denota uma comunidade cujos membros alcançaram a paz suprema através da rendição ao Deus Todo-Misericordioso e Todo-Poderoso e que se comprometeram a viver em paz com seus semelhantes. Posteriormente, o termo passou a ser aplicado a comunidades que se consideravam separadas e diferentes das demais. O Islã ensinou algo mais elevado. Direcionou a atenção para o Uno nos muitos, para a Unidade na diversidade e conduziu as pessoas a Deus. (Discurso Divino, 12 de julho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

30 de julho de 2023

Certa vez, um escultor levou três estátuas até a corte do rei Bhoja. As três eram parecidas e muito bonitas. O imperador convocou o primeiro-ministro e pediu-lhe que decidisse qual das três era a melhor. O primeiro-ministro pegou um fio de ferro e o inseriu no ouvido de uma das esculturas. O fio saiu pelo outro ouvido. Ele comentou: “Esta é a pior delas”. Quando ele colocou o fio no ouvido da segunda estátua e este saiu pela boca, ele disse: “Esta pode receber o segundo prêmio”. Quando inseriu o fio no ouvido da terceira escultura e este entrou e não saiu, o primeiro-ministro declarou: “Esta escultura merece o primeiro prêmio”. O que isso significa? Significa que a pessoa que assimila o que ouve é a melhor. Nesta era moderna, algumas pessoas escutam os ensinamentos sagrados por um ouvido, mas, imediatamente, os deixam sair pelo outro. Outras repetem como papagaios o que leem nas escrituras e o que ouvem de Swami. Apenas alguns poucos assimilam o que ouvem e colocam os ensinamentos em prática. (Discurso Divino, 22 de agosto de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

31 de julho de 2023

A mente é influenciada pela paixão por prazeres objetivos e pela ilusão da ignorância com a qual persegue objetos fugazes do mundo com incrível rapidez. Deve-se, portanto, direcioná-la repetidas vezes a ideais mais elevados. É natural que isso seja difícil no começo; porém, com treinamento persistente, será possível domar a mente, que se fixará no deleite perpétuo da sílaba sagrada “Om”. Pode-se treinar a mente seguindo métodos como a persuasão silenciosa, a promessa de incentivos atraentes, a prática de retirar os sentidos do mundo exterior, a tolerância à dor e ao trabalho árduo, o cultivo da sinceridade e da constância e a aquisição de equilíbrio mental. A mente pode ser direcionada para o Absoluto e a Sua constante contemplação por meio do estudo de Escrituras Sagradas, como as Upanishads, pelo hábito de orar regularmente, pelo serviço ao próximo, pelo êxtase alcançado na participação em cânticos devocionais e pela fidelidade à verdade. Frequentemente, à medida que se progride na meditação, novos desejos e resoluções surgem na mente, mas não há motivo para desespero. É possível frear a mente, desde que se assuma essa tarefa com muita seriedade, seguindo uma rotina regular de treinamento. (Jñana Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page