top of page
Pensamento para o dia - maio 2022

01 maio de 2022

Considerem o próprio corpo como um templo em movimento. Aonde quer que forem, Deus estará com vocês. Não se entreguem a debates sobre o que é Deus e onde Ele está. Deus tem que ser experimentado por meio da fé e da confiança. Onde há confiança, há Amor; onde há Amor, há Paz; onde há Paz, há Verdade; onde há Verdade, há Bem-Aventurança. E onde existe Bem-Aventurança, ali está Deus. A Bem-Aventurança se acha em toda parte. A que está em vocês é limitada pela consciência do corpo. Vocês devem estendê-la a tal ponto que passe a abranger tudo. Quando uma criança nasce, é um indivíduo solitário; quando se torna um adulto, tem esposa e filhos; quando estes se casam, os laços de parentesco se ampliam. Essa expansão dos relacionamentos ocorre dentro de uma única família. Vocês devem ampliar a sua visão e expandi-la de modo a incluir toda a família humana! (Discurso Divino, 17 de fevereiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

02 maio de 2022

A ciência pode oferecer-lhes apenas confortos mundanos temporários. Somente a espiritualidade pode lhes dar bem-aventurança duradoura. Todas as comodidades que proporcionam conforto temporário também dão origem à infelicidade. Ainda que uma pessoa se ache sentada em uma sala com ar condicionado, se a sua mente estiver cheia de ansiedade e de preocupações, a sua cabeça estará quente. Quem tem paz de espírito não sente desconforto, mesmo estando em uma floresta. Consequentemente, não se pode obter a paz por meio da ciência. De fato, hoje em dia a ciência e a tecnologia estão afastando o homem da paz. Todos os males do homem na época atual se devem ao fato de que a sua mente nunca está tranquila e calma, e sim inquieta e preocupada. Até uma máquina inanimada precisa de um período de descanso, porém não se dá nenhum descanso à mente. Se desejamos a paz para o indivíduo, para a sociedade e para a nação, só conseguiremos alcançá-la por meios espirituais. (Discurso Divino, 6 de maio de 1988)

Sri Sathya Sai Baba

 

03 maio de 2022

Uma vez que Islã significa entrega a Deus, todos aqueles que, com espírito de entrega e dedicação, vivem em paz e harmonia na sociedade pertencem, na verdade, ao Islã. O Islã insiste na total coerência entre pensamento, palavra e ação. Os santos e sábios muçulmanos têm enfatizado que se deve investigar a validade do "eu" que sente que é o corpo e do "eu" que sente que é a mente, e assim chegar à conclusão de que o "Eu" real é aquele que anseia pelo Absoluto, ou seja, por Deus. O mês do Ramadã, o jejum e as orações destinam-se a despertar e a manifestar essa profunda percepção. Seja qual for a religião, a sua ênfase está na unidade, na harmonia e na equanimidade. Sendo assim, cultivem o amor, a tolerância e a compaixão e demonstrem a Verdade em cada atividade diária. Esta é a Mensagem que lhes dou, com as Minhas bênçãos. (Discurso Divino, 12 de julho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

 

04 maio de 2022

Passa um avião zunindo nos céus; alguém lhes diz que é dirigido por um piloto, mas vocês se recusam a acreditar nisso porque não o veem de onde estão. Será que isso é certo? Vocês precisam entrar no avião para ver o piloto, mas não podem simplesmente negar a sua existência, mesmo estando no solo. Têm que imaginar que o avião deve ter um piloto. De igual modo, ao contemplarem o Universo, vocês têm que imaginar a existência do Divino, em vez de simplesmente negá-la por não serem capazes de ver Deus. As pessoas não creem em Deus, mas acreditam nos jornais e em notícias publicadas sobre coisas que elas não veem ou não podem ver. Acreditam no que os seus ouvidos ouvem, mais do que naquilo que os seus olhos veem ou as suas mentes experimentam. Argumentam e discutem à menor menção de Deus; consideram-se superiores o suficiente para isso. No entanto, só podem conhecer o Divino aqueles que, pelo estudo das Escrituras, compreendem os Seus sinais, características e qualidades sublimes especiais. Não lancem calúnias contra o caminho de Deus ou contra o Divino. (Discurso Divino, 19 de fevereiro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

 

05 maio de 2022

Hasteio agora a Bandeira de Prashanti aqui em Prashanti Nilayam. Ela é um sinal significativo para cada um de vocês. É um lembrete do seu dever para consigo mesmos; portanto, quando eu a içar neste prédio, deverão desfraldá-la nos próprios corações. A bandeira lhes indica a necessidade de superarem o impulso dos desejos inferiores, da raiva e do ódio quando os seus desejos forem frustrados; exorta-os a expandir o coração para que a sua abrangência inclua toda a humanidade, toda a vida e toda a Criação; orienta-os a serenar os seus ímpetos e a meditar tranquilamente na própria realidade interna. Assegura-lhes que, ao fazê-lo, o lótus do seu coração florescerá e do seu centro surgirá a chama da visão divina, que garante a Paz Suprema (Prashanti). Devo também falar a respeito de certas disciplinas preliminares que deverão praticar enquanto estiverem aqui: as três disciplinas do silêncio, da limpeza e da paciência. No silêncio - e não na folia do barulho - vocês podem ouvir a voz de Deus; por meio da limpeza, obtêm pureza; com a paciência, cultivam o amor. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

 

06 maio de 2022

A Mãe Eshwarama terminou o seu banho; como sempre, tomou o seu café, sentindo-se muito feliz, e sentou-se na varanda interna. Repentinamente, gritou três vezes: "Swami, Swami, Swami!" A isso respondi: "Estou indo, estou indo". Naquele instante ela exalou o seu último suspiro. Que maior sinal de bondade será necessário? Ela não precisava ser servida e cuidada. Swami virá à memória de muito poucos em um momento como aquele. A mente geralmente busca e se fixa em um ou outro objeto, em algumas joias ou coisas de valor. Do andar térreo ela chamou: "Swami! Swami!" Eu respondi: "Estou indo, estou indo", e ela se foi. Ocorreu naquele momento algo semelhante ao chamado do elefante Gajendra e à maneira como o Senhor respondeu, indo abençoá-lo - os dois fios se conectando e a liberação acontecendo instantaneamente! Esta é a consumação autêntica pela qual a vida deve lutar. É o sinal de uma existência ideal e venerável. Tal atitude deve surgir espontaneamente e não em decorrência de alguma força externa. (Discurso Divino, 6 de maio de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

 

07 maio de 2022

Para entender a sua verdadeira natureza, façam três coisas: inclinem o corpo, emendem os sentidos e eliminem a mente. O primeiro passo, que é “inclinar o corpo”, consiste em não permitir que o ego se desenvolva ali. Cultivem a humildade e cumpram os seus deveres com sinceridade. "Emendar os sentidos” significa examinar como estes se comportam, se tendem a se desviar, e corrigi-los e limitá-los quando necessário. “Eliminar a mente” exige que se aquietem os caprichos da mente. E como se faz isso? Voltando a mente para uma direção diferente. Temos, por exemplo, uma fechadura e uma chave. Enquanto a chave estiver voltada para a direita, a fechadura permanecerá trancada; se ela for girada para a esquerda, a fechadura se abrirá. A chave, então, executa ambas as funções - o trancamento e o destrancamento. No homem, o coração é a fechadura e a mente é a chave. Quando a mente está voltada para Deus, o coração desenvolve desapego; quando está voltada para o mundo, o coração desenvolve apego. Assim, tanto o desapego quanto o apego resultam do modo como a mente funciona! (Discurso Divino, 6 de maio de 1988)

Sri Sathya Sai Baba

 

08 maio de 2022

Lembrem-se de que o objetivo de vocês é perceber a sua divindade inerente - nada menos que isso. É difícil alguém ter uma oportunidade como essa. Dentre os bilhões de pessoas no mundo, quantas desejam experimentar o Divino? Vocês estão entre os poucos abençoados e afortunados. Façam o melhor uso desta suprema boa sorte. Transformem-se em pessoas piedosas e ajudem a transformar os outros. Sejam sempre felizes; compartilhem as suas alegrias com o próximo. Esta é a verdadeira espiritualidade. Lembrem-se: o amor é Deus, vivam no amor; a verdade é Deus, vivam na verdade; a bem-aventurança é Deus, vivam em bem-aventurança. Não tenham medo, Deus está com vocês. Se tiverem a convicção de que “Deus está comigo; eu estou em Deus”, não terão medo. Espero que, agindo assim, vocês espalhem paz e harmonia nos seus respectivos países. (Discurso Divino, 17 de fevereiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

 

09 maio de 2022

Eis uma ilustração da nossa experiência diária. Se alguém, ao entrar em uma loja, vir uma pessoa em lágrimas, logo indagará: "Por que você está chorando?" Outros farão a mesma pergunta. Contudo, se na mesma loja, uma pessoa demonstrar um ânimo alegre, ninguém irá até ela para lhe indagar a causa da sua felicidade. A felicidade é considerada uma condição natural do homem. É o que ele busca o tempo inteiro. A tristeza lhe é repugnante. Dar espaço ao sofrimento é uma fraqueza humana. Pelo fato de ter sido vítima da dor em muitas vidas, o indivíduo se acha perpetuamente mergulhado na tristeza. Entretanto, para quem tem fé inabalável em Deus não há motivo para tristeza. Aqueles que dão espaço ao sofrimento não compreenderam o Princípio Divino. Tudo o que está relacionado com o corpo é temporário e transitório. O que se deve buscar é a bem-aventurança duradoura. Felicidade é união com Deus. (Discurso Divino, 11 de maio de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

 

10 maio de 2022

Certa noite Krishna levou Arjuna para longe da cidade de Dvaraka; então, quando estavam sozinhos, apontou para uma ave que voava sobre as suas cabeças e indagou: "Arjuna, aquilo não é uma pomba?" Arjuna concordou, dizendo que era de fato uma pomba. Repentinamente, Krishna virou-se para ele e falou: "Não; é um corvo". Arjuna assentiu: "Sinto muito; certamente é um corvo". Krishna imediatamente replicou: "Um corvo? Não. Deve ser um milhafre, não é mesmo?" Mais uma vez, Arjuna prontamente concordou: "Sim. É um milhafre". Krishna sorriu e perguntou: "Você está no seu juízo perfeito? O que exatamente você vê? Como pode a mesma ave ser uma pomba, um corvo e um milhafre?" Arjuna respondeu: "Quem sou eu para contestar a Sua afirmação? Você pode transformar aquela ave em um corvo, mesmo que não seja um, ou em um milhafre. Descobri que o mais seguro é concordar com você de plena fé. Não conheço nenhum outro caminho". Somente após esse teste de fé inabalável, Krishna assegurou-Se das credenciais de Arjuna para receber a sagrada Gita. (Discurso Divino, 22 de novembro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

11 maio de 2022

Rama é o símbolo supremo do poder de atração. Ele não é o filho de Dasharatha, e sim o Rama espiritual, que é o Atma-Rama, ou seja, o Morador Interno de cada coração. O Atma é o ímã universal que atrai tudo. Se mantivermos uma flor aqui, as abelhas serão atraídas de longe pelo doce mel existente nela. Nem uma única abelha será atraída por uma flor de plástico. A doçura que atrai as pessoas é o Amor, que pode se manifestar de muitas formas - amor materno, filial, fraterno, conjugal, entre amigos e assim por diante. O Amor Divino é a base de todas essas formas de atração. É um ímã poderoso que se acha presente em todos os lugares, inclusive em cada ser humano. Toda criança traz a marca dos seus pais. Como todos os seres humanos vieram de Deus, eles devem trazer as marcas do Criador. O homem nasceu para manifestar o Divino existente no seu interior. (Discurso Divino, 20 de julho de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

12 maio de 2022

Ravana costumava recitar constantemente o mantra de cinco sílabas de Shiva (Om Namah Shivaya), porém não abandonava nenhuma das suas qualidades demoníacas porque a recitação era feita mecanicamente. Prahlada, por sua vez, embora fosse filho de um demônio, repetia continuamente o mantra de Narayana (Om Namo Narayana) com todo o seu coração e toda a sua alma. Isso serviu para salvá-lo de todas as terríveis provações a que foi submetido pelo pai, Hiranyakashipu. Este o lançou de um precipício, fez com que fosse pisoteado por elefantes e mordido por répteis venenosos, empurrou-o para o mar e assim por diante, porém ele saiu ileso de todas essas provações, entoando o Nome do Senhor do fundo do coração. Cada instrumento de tortura transformou-se na Forma do Senhor! Recitar o Nome de todo o coração é a verdadeira recordação do Senhor. Não se deve entoá-lo com o propósito de ganhar a aprovação de outras pessoas ou por mera exibição. Basta ser capaz de agradar ao Senhor. Nesse processo, o indivíduo se torna unido com o Divino! (Discurso Divino, 14 de setembro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

13 maio de 2022

Serviço ao homem é serviço a Deus”. Mas quando? Quando vocês sentirem no fundo do coração que a pessoa a quem servem é uma onda do mesmo mar do qual vocês obtêm a sua individualidade, os seus gostos, o seu nome e a sua forma. Convoquei-os como "voluntários'' para lhes dar uma oportunidade de praticar esse “serviço a Deus” por meio do serviço ao homem. Portanto não a considerem como uma nova autoridade que lhes foi conferida ou como um fardo lançado sobre os seus ombros. A aceitação da Vontade de Deus tem a sua própria vantagem; produz frutos saborosos! Hanuman não se sentiu vaidoso quando Rama o escolheu para a busca decisiva em direção ao Sul e lhe entregou, em custódia, o anel a ser dado a Sita (assegurando-lhe, no processo, que certamente conseguiria encontrá-la). Tampouco foi afetado pelo medo diante da tremenda responsabilidade acumulada sobre ele! Apenas aceitou o que lhe foi dado; não ficou feliz nem infeliz. Sentiu que Rama, o Senhor, tudo conhece e que, sendo assim, o seu dever era tão somente obedecer! (Discurso Divino, 22 de novembro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

14 maio de 2022

O homem está usando mal os talentos que lhe foram dados pelo Divino. Está dando livre vazão aos seis vícios fundamentais: a luxúria, a raiva, a cobiça e outros. Eles não são dons do Divino. Foram nutridos pelo alimento que as pessoas comem. São qualidades animais que precisam ser eliminadas. Deve-se falar a verdade e evitar dizer coisas desagradáveis, mesmo que sejam verdadeiras. Toda a gama da vida humana deve ser baseada na verdade. A cultura indiana enfatizou primordialmente o preceito “Falem a verdade; ajam com retidão”. Falar a verdade é uma virtude suprema para todos em qualquer lugar. Deve-se aderir à verdade em toda e qualquer circunstância. A Verdade é Deus encarnado e a Retidão deve acompanhar o indivíduo como uma sombra. Se vocês tiverem a Verdade e a Retidão como suas estrelas-guias, poderão obter qualquer coisa na vida. Todos os poderes são inerentes a essas duas virtudes. (Discurso Divino, 11 de maio de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

15 maio de 2022

As pessoas falam sobre práticas espirituais e desperdiçam as suas vidas. Todas essas buscas são uma perda de tempo. Será suficiente que vocês desenvolvam sentimentos sagrados. A principal prática espiritual consiste em se livrar dos maus pensamentos e cultivar boas qualidades. Seja qual for o centro de peregrinação que visitarem, tentem livrar-se das más tendências e, no lugar delas, desenvolvam boas qualidades. Procurem fazer o bem a quem lhes fez mal. Além disso, esqueçam o mal praticado pelos outros e o bem praticado por vocês. Ou seja, esqueçam o que precisa ser esquecido e lembrem-se do que precisa ser lembrado. E do que vocês têm que se lembrar? Do bem que outros lhes fizeram. Lembrem-se disso como algo sagrado e expressem a eles a sua gratidão. Que todas as ações praticadas por vocês estejam em conformidade com a Retidão. Quaisquer ações realizadas com a lembrança de Deus serão dessa forma santificadas. (Discurso Divino, 11 de maio de 1998) 

Sri Sathya Sai Baba

16 maio de 2022

O Buda compreendeu que não se pode alcançar a percepção da própria divindade por meio de penitências, orações ou austeridades. Ele ressaltou a importância de se desenvolver uma boa visão, que leva a bons pensamentos, palavras e ações. Enfatizou a associação com pessoas boas. A companhia dos bons conduz a boas ações. As quatro regras a serem observadas são: cultivem a companhia dos bons, evitem a associação com os maus, sempre pratiquem atos meritórios e lembrem-se do que é transitório e do que é eterno. A companhia dos bons não significa apenas associação com pessoas boas. Sat refere-se ao Divino. O que é necessário é buscar a companhia de Deus, que é a fonte de toda bem-aventurança. Se os pensamentos de uma pessoa estiverem concentrados em Deus, os seus sentimentos, palavras e ações serão santificados. Isso leva à pureza dos órgãos dos sentidos internos. Pureza de pensamento, palavra e ação - é esse o requisito para se experimentar o Divino. (Discurso Divino, 11 de maio de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

17 maio de 2022

Isso não é devoção – segurar uma guirlanda na mão e entregar-se a conversas frívolas em lugares sagrados. Eu não quero nem aprecio que tragam flores e frutos à Minha presença. Tragam-Me a flor perfumada de um coração puro e o fruto de uma mente amadurecida pela disciplina espiritual – é disso que Eu mais gosto, não de objetos que estejam disponíveis exteriormente por dinheiro, sem a exigência de nenhum esforço que eleve a mente. Se desejam tomar gosto por esse tipo de esforço, mantenham-se na companhia de pessoas de grandeza e bondade e deleitem-se com bons pensamentos. Usem quaisquer meios disponíveis para aumentar o seu estoque de bem-aventurança e aprimorar a qualidade do discernimento. Procurem armazenar o máximo possível desses dois, para que possam lançar mão deles sempre que necessário! (Discurso Divino, 1º de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

18 maio de 2022
Existe em todos uma centelha da Verdade; ninguém pode viver sem ela. Há em todos uma chama do Amor, sem a qual a vida se torna um vazio escuro. Essa centelha, essa chama é Deus, pois Ele é a fonte de toda a Verdade e de todo o Amor. O homem busca a verdade, procura conhecer a realidade, porque a sua própria natureza é oriunda de Deus, que é a Verdade. Ele busca o Amor para dar e compartilhar porque a sua natureza é de Deus, e Deus é Amor. Como no arroz com casca, esta é a ilusão que cobre a semente no seu interior; o arroz é a alma individual; e a essência do arroz - o elemento de sustentação, o alimento - é o Supremo Ser Interno. Portanto, desenvolvam a visão interior; não se preocupem com outras pessoas e com as suas falhas. Façam um pequeno exame do Ser. Estudem as Upanishads e outros textos espirituais – eles podem ajudá-los um pouco. Lembrem-se, porém, de que esta é somente uma pequena ajuda! Eles são apenas mapas e placas de sinalização. Vocês devem colocá-los em prática; agir e experimentar.  (Discurso Divino, 1º de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

19 maio de 2022

O Senhor e o Seu Nome são apenas um, porém a doçura do nome raramente é encontrada na forma! Quando o nome de uma flor - "rosa'', por exemplo - é lembrado, vêm à memória a sua fragrância, as suas pétalas delicadas e cor intensa; os seus espinhos e as dificuldades sofridas para obtê-la são todos esquecidos. Mas se, em vez disso, a sua origem e história anterior, a planta, as folhas e os galhos forem levados em consideração, a flor – a parte mais importante, mais bonita e mais atraente – provavelmente será esquecida e se falará somente da planta! Vejam isso de outro ângulo: quando se menciona o nome “manga”, lembramo-nos de uma doçura incomparável. Por outro lado, se alguém tem na mão uma manga de verdade, surge logo na sua mente a dúvida sobre se ela é doce ou azeda; depois a pessoa se ocupa em pensar a respeito da casca, da fibra, do suco, do caroço e assim por diante. Quando se repete apenas o nome, tais coisas não vêm à mente. Somente a doçura é trazida à memória. (Dhyana Vahini, cap. 7)

Sri Sathya Sai Baba

20 maio de 2022

O Senhor valoriza a atitude mental por trás de cada ação. “Tais os sentimentos, tal o resultado!” Transmutem todo ato em um artigo de adoração e desfrutarão de extrema alegria. Sai está em cada ser; portanto não menosprezem nenhum. Reverenciem e sirvam a todos com o máximo da sua capacidade. Quando alguém suplicar que lhe saciem a sede e vocês lhe oferecerem um copo d’água, sintam que o estão oferecendo a Mim; então esse ato terá o efeito de purificá-los e depurá-los! Não é ao necessitado que servem, e sim a Deus, que está nele e em cada um de vocês! A ação é a flor e o conhecimento é o fruto. A flor torna-se o fruto na plenitude do tempo. Deve-se apenas guardá-la e mantê-la livre de pragas. O carvão vegetal é madeira submetida a uma parte de um batismo de fogo; se passar completamente por esse batismo, ela se transformará em cinza branca e leve que voa com o vento para todas as direções. Deve-se purificar a mente das paixões por meio do fogo do conhecimento até que se obtenha sucesso! (Discurso Divino, 22 de novembro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

21 maio de 2022

O ser humano é apenas o reflexo de Deus. A humanidade está muito próxima da Divindade, porém raramente reconhece essa proximidade. Permite que a sua mente baixe ao nível animal, do qual lutou para se elevar ao longo de muitos nascimentos. Um diamante pode parecer um pedaço de vidro, mas só quem não conhece o seu valor o usará como peso de papel e o manterá sobre a escrivaninha do seu escritório. Os sábios o guardarão dentro de um cofre de ferro, trancado a sete chaves. O ser humano é um diamante, não um pedaço de vidro, e terá que refulgir esplendorosamente depois de passar pelo processo de "lapidação" ou aprimoramento. O aprimoramento transforma o ser humano em Deus. Temos, por exemplo, um relógio de pulso que vale quinhentos, seiscentos ou até mil reais. Todo o aço do qual foi feito esse relógio pode custar apenas quatro reais; contudo, o aprimoramento pelo qual passou por meio da habilidade e inteligência humanas aumentou o seu valor e a sua utilidade. O ser humano pode igualmente se transformar em um instrumento inestimável para a própria percepção da Divindade mediante o uso adequado da sua mente e inteligência. (Discurso Divino, 6 de novembro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

22 maio de 2022

Achamos que o povo do nosso país será feliz se simplesmente lhe fornecerem comida, roupa e habitação. Achamos que ele sofre por não ter essas coisas na medida certa. Isso é uma ilusão, pois o contentamento e a felicidade são atributos mentais. Deve-se treinar a mente para alcançar a paz e obter alegria. Sem esse tipo de mentalidade, o ser humano estará ao desamparo, mesmo vivendo na maior fartura. Ainda que alguém possua vigor e poder de sedução, perderá a alegria se perder a visão. Muitas nações se encontram no auge da civilização material e têm muito orgulho das alturas a que ascenderam. Mas será que adquiriram paz de espírito? Por acaso se livraram do medo ou do ódio, da cobiça ou do orgulho? Claro, o ser humano necessita de certo grau de conforto físico e mental; no entanto, a aquisição daquilo que proporciona conforto não deve ser o objetivo da vida. (Discurso Divino, 6 de novembro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

23 maio de 2022

A riqueza é necessária para se assegurar a posse de qualquer coisa no mundo. Com ela se adquirem artigos; conclui-se, portanto, que a riqueza é superior àquilo que ela possibilita obter, não é mesmo? Com ela se pode adquirir qualquer objeto a qualquer momento! Similarmente, é por meio da riqueza chamada Nome que se deve conquistar a Forma do Senhor. Caso essa riqueza seja acumulada de maneira constante, se poderá facilmente e sem obstáculos chegar à percepção do Senhor por meio da meditação. Há ainda algo especial a se dizer sobre a repetição do Nome: é possível adquirir vários poderes ocultos por meio da ioga e da penitência, mas há toda a probabilidade de o Senhor ser esquecido quando esses poderes vierem! E a pessoa, cega de orgulho, poderá até deixar escapar a vitória básica conquistada pelas suas práticas espirituais. Isso não se aplica à lembrança do Nome, à sua repetição e à meditação! Tais perigos não cercam esses três caminhos, que fazem crescer cada vez mais o amor nas pessoas. Alcança-se a paz por meio do amor; e, uma vez conquistada a paz de espírito, automaticamente se atingem todas as outras condições. (Dhyana Vahini, cap. 7)

Sri Sathya Sai Baba

24 maio de 2022

A coragem é o tônico para a aquisição de saúde e força física e mental. Abandonem a dúvida, a hesitação e o medo. Não deem nenhuma oportunidade para que eles criem raízes na sua mente. Os seres humanos podem alcançar qualquer coisa - podem até se tornar Deus - por meio da força divina interior com a qual estão equipados. Como auxílio para que abandonem o medo e a dúvida, mantenham o Nome do Senhor sempre na língua e na mente. Permaneçam nas Formas infinitas do Senhor e na Sua ilimitada glória enquanto repetem o Nome. Apeguem-se a Ele, e então decairá o seu apego por objetos temporários; ou, pelo menos, vocês começarão a vê-los na sua devida proporção, ou seja, tendo apenas realidade relativa. Quando o pequenino ego assume enorme importância, ele causa toda essa perturbação! Esta é a raiz de todos os sofrimentos! (Discurso Divino, 2 de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

25 maio de 2022

Não é correto dizer que as qualidades e realizações necessárias para o progresso temporal e para o progresso espiritual são diferentes. O espiritual é somente a purificação do temporal. O sucesso ou o fracasso de ambos depende da concentração unidirecionada. Para cada passo de um trabalho, a concentração é muito importante. Isso também nada mais é que disciplina espiritual. Existem dois caminhos ao longo dos quais a prática espiritual pode prosseguir: a ausência de direcionamento e o multidirecionamento. A ausência de direcionamento é o estágio do sono; é também chamada de qualidade da ignorância. O multidirecionamento é o resultado da qualidade da inquietação, quando, com os olhos abertos, voltamos a nossa visão para a Criação e os seus aspectos. Evitando-se ambos os caminhos, sem cair nesses dois extremos, se os olhos não estiverem fechados, como no estágio do sono, nem completamente abertos, como no estágio de completa vigília, e sim semiabertos e dirigidos para a ponta do nariz, a qualidade da pureza se tornará a própria natureza do indivíduo, e a concentração da mente poderá ser facilmente adquirida! (Dhyana Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

26 maio de 2022

Não renunciem aos seus deveres mundanos; ao invés disso, cumpram-nos com o Nome de Deus nos lábios, convidando a graça Divina a cair sobre vocês. Não se envolvam nos assuntos dos seus vizinhos nem de outras pessoas a ponto de ficarem tão enredados neles que não consigam se libertar. Passem o tempo na contemplação das belezas da Natureza que se desdobram diante de vocês na Terra e no firmamento - as verdes extensões das plantações que vocês cultivaram, as brisas frescas que sopram levando satisfação e alegria, as paisagens feitas de nuvens coloridas, a melodia do canto dos pássaros e assim por diante. Cantem a glória de Deus enquanto caminham à beira dos campos e ao longo das margens dos canais. Não falem com ódio em meio a toda essa manifestação de amor nem sintam raiva nesse ambiente de placidez; não perturbem o céu com gritos e maldições nem contaminem o ar com gabolices de desforra. (Discurso Divino, 2 de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

27 maio de 2022

Quando você estiver empenhado na repetição do Nome e na meditação, inicialmente outros pensamentos poderão penetrar na sua mente, porém isso não deve ser motivo para preocupação, pois eles não representam grande perigo. Mas quando começar a praticar a recordação do Nome de Deus, faça-o com entusiasmo. Se principiar qualquer tarefa com firme determinação, nenhuma impureza poderá afetá-lo. Deve ter apenas o cuidado de verificar se está inteiramente puro ao dar início à repetição do Nome. Não se preocupe com formalidades. Escolha um Nome que seja do seu agrado e a Forma desse Nome. Ele é, em si, o mantra, que é sempre puro, sempre ativo, que é tudo, enfim. Entretanto, não mude o Nome e a Forma para servir aos seus caprichos, usando um Nome e sua Forma hoje e outro amanhã. Sejam quais forem o Nome e a Forma que lhe proporcionaram satisfação no primeiro momento, mantenha-se firme neles, sem se desviar. Eles se fixarão, com toda a certeza, no seu coração. Depois disso, tudo acontecerá por intermédio da Graça Divina! (Dhyana Vahini, cap.8)

Sri Sathya Sai Baba

28 maio de 2022

Só se pode conquistar a verdadeira bem-aventurança por meio da transformação dos impulsos que agitam a mente. Não se pode encontrá-la na riqueza. Se vocês acham que os ricos são felizes, perguntem-Me e Eu lhes revelarei que estão cheios de sofrimento, pois vêm a Mim em grande número para que lhes dê conforto! Eles não têm nenhuma paz. Do mesmo modo, ter um físico vigoroso, por si só, não proporciona paz; tampouco o fazem a erudição, o ascetismo ou os rituais. Somente a permanência constante no Nome do Senhor concede a paz inabalável que não é afetada pelos altos e baixos da vida. Faz do ser humano um herói! Para vocês, Sai Baba era um Nome sem Forma, porém agora esse Nome tem uma Forma e vocês podem mantê-la em suas mentes. O Nome “Rama” tem igualmente uma Forma, que devem visualizar quando o repetirem; então o Nome terá concretude e a sua lembrança será mais fácil. Vivam sempre na presença do Nome Divino preenchido pela Forma; então a vida se tornará uma contínua adoração ao Senhor! (Discurso Divino, 2 de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

29 maio de 2022

O valor do Nome e da Forma consiste no treinamento que eles dão à mente. Qual é a necessidade de se treinar um cavalo que já tenha sido treinado? Doma-se aquele que não foi treinado, usando para isso diferentes métodos. De igual modo, é para domar a mente indisciplinada que temos a oração, os cânticos devocionais, a repetição e a recordação do Nome de Deus. Nos estágios iniciais, o cavalo corre em muitas direções, mas isso não preocupa o treinador, que deve segurar firmemente as rédeas. Assim também, quando se inicia a prática da recordação e repetição do Nome, a mente corre naturalmente em várias direções, mas vocês não devem se deixar levar pelo desânimo, pela ansiedade ou pela indecisão. Segurem firmemente as rédeas do Nome! Em pouco tempo, a fala e os pensamentos de vocês estarão sob o seu próprio controle. Apenas não permitam a aproximação de nada que os leve a se esquecer do Nome do Senhor. No devido tempo, vocês perceberão os benefícios que ele traz. (Dhyana Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

 

30 maio de 2022

Sempre que se sentirem agressivos e com raiva de alguém, repitam baixinho o Nome do Senhor para superar esses sentimentos; ou então bebam um copo d'água fria, arrumem a cama ou fiquem deitados até que passe esse acesso de fúria! Estando irados, vocês insultam outras pessoas e elas revidam; o comportamento se altera, os ânimos se exaltam e um estrago duradouro está feito! Lembrem-se de que cinco minutos de raiva prejudicam os relacionamentos por cinco gerações! O corpo - este arcabouço de ossos - é a cidade de Hastinapura, na qual Dhritarashtra, o rei cego, representa a ignorância e Yudhisthira simboliza a sabedoria. Permitam que as forças de Yudhisthira triunfem, com a ajuda de Sri Krishna. Deixem que a língua, acostumada ao amargor do fruto das vitórias e desgraças mundanas, prove o doce néctar da recordação do Nome do Senhor. Experimentem isso durante algum tempo e se surpreenderão com o resultado! Serão capazes de sentir um grande aumento na paz e na estabilidade em vocês e ao seu redor. Aprendam esta fácil lição, mergulhem fundo na alegria e a compartilhem com outras pessoas. (Discurso Divino, 2 de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

31 maio de 2022

Não anseiem pelo fruto no momento em que a muda é plantada! Não arranquem e mastiguem as folhas e os brotos na esperança de extrair deles o sabor do fruto! Isso não os ajudará a apreciar a doçura do fruto e, além do mais, a planta não sobreviverá. De igual modo, a sua tarefa é simplesmente cultivar a muda chamada “Nome de Deus”. Ao fazê-lo, não acalentem dúvidas nem tentem verificar se ele tem de fato a glória que lhe é atribuída. Então, com toda a certeza, essa muda se transformará em uma árvore e lhes dará o fruto que esperam saborear. Vocês poderão obtê-lo, pois o Nome é capaz de produzir esse fruto. Portanto, o propósito da atenção unidirecionada é fazer com que se apeguem ao Nome, sem alterá-lo, e mantenham a sua Forma sempre diante de vocês. A rede que é a “recordação do Nome do Senhor'' não deve apresentar rasgos nem buracos; ou seja, deve estar sempre intacta, sem descontinuidade. Se houver alguma ruptura, a fruta que cair nessa rede poderá escapar por ali! Pratiquem a meditação até que a sua mente esteja firmemente sob o seu controle - esta é a tarefa primordial. (Dhyana Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page