1-3
1-3
Plantio de mudas em Resende
26/11/2016
Plantio de mudas em Resende
26/11/2016
Natal em Queimadas
16/12/2018
Projeto Serviço em EVH em Queimadas -
Natal na comunidade
Eventos Nacionais
Eventos Nacionais
COLESTEROL ALTO: QUAIS SÃO OS SINTOMAS E O QUE FAZER?
Coma apenas alimentos frescos. Não coma alimentos estragados que tenham sido preparados no dia anterior. O óleo é necessário para preparar os alimentos. Os médicos dizem que o excesso de óleo na comida dá origem ao colesterol. No entanto, o colesterol também é necessário até certo ponto. Portanto, não coma alimentos totalmente desprovidos de óleo. Coma alimentos balanceados.
Sathya Sai Baba (01/09/1996)
O colesterol é uma gordura do organismo humano que possui funções muito importantes, como a formação dos hormônios esteroidais, dos ácidos biliares e da vitamina D. O problema é o seu excesso.
O colesterol alto é um problema de saúde bastante comum que afeta pelo menos 52 milhões de brasileiros, mas quando seus níveis estão acima do recomendado? De acordo com a Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose de 2017, os níveis desejáveis de colesterol total para adultos com mais de 20 anos são aqueles menores do que 190 mg/dL.
Níveis altos de colesterol estão associados com doenças cardiovasculares potencialmente fatais, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral, e com doenças vasculares incapacitantes como a insuficiência vascular periférica.
Junto com outros fatores de risco como excesso de peso, sedentarismo e uso de álcool e/ou cigarro, o colesterol alto torna-se ainda mais perigoso.
Quais são os sintomas do colesterol alto? Em geral, o colesterol alto não dá sintomas. Em casos raros de colesterol muito alto, em geral de origem familiar, podem aparecer lesões de pele associadas ao colesterol alto, que são os xantomas, e anéis da cor cinza ao redor da córnea, também chamados de arcos senis, que estão ligados ao envelhecimento mas também podem aparecer em casos de colesterol alto.
O que fazer em casos de colesterol alto? Converse com o seu médico a respeito do colesterol alto. Provavelmente, ele vai te recomendar a fazer uso de uma alimentação saudável com ênfase no consumo de grãos integrais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, nozes, castanhas, sementes e gorduras saudáveis. Ele também deve te orientar a reduzir o consumo de proteínas e gorduras de origem animal (que possuem gordura saturada), reduzir o peso (se esse for o seu caso), começar ou continuar a fazer exercícios (pelo menos 20 minutos por dia, cinco ou mais vezes por semana), evitar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas e realizar práticas diárias de controle do estresse, como a meditação, a oração ou o relaxamento muscular.
Referências:
Malta DC, Szwarcwald CL, Machado ÍE, Pereira CA, Figueiredo AW, Sá ACMGN, Velasquez-Melendez G, Santos FMD, Souza Junior PB, Stopa SR, Rosenfeld LG. Prevalence of altered total cholesterol and fractions in the Brazilian adult population: National Health Survey. Rev Bras Epidemiol. 2019 Oct 7;22Suppl 02(Suppl 02):E190005.SUPL.2.
https://www.scielo.br/j/rbepid/a/gxFK6KvfqFRPWJxwJKmhFqq/?format=pdf&lang=pt
Fleury. Xantoma e Xantelasma.
https://www.fleury.com.br/manual-de-doencas/xantoma-e-xantelasma
Nair PA, Patel CR, Ganjiwale JD, Diwan NG, Jivani NB. Xanthelasma Palpebrarum with Arcus Cornea: A Clinical and Biochemical Study. Indian J Dermatol. 2016;61(3):295-300.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4885182/
Mayo Clinic. High cholesterol.
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/symptoms-causes/syc-20350800
NHS. How to lower your cholesterol.
https://www.nhs.uk/conditions/high-cholesterol/how-to-lower-your-cholesterol/
Faludi AA, Izar MCO, Saraiva JFK, Chacra APM, Bianco HT, Afiune Neto A et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76.
http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2017/02_DIRETRIZ_DE_DISLIPIDEMIAS.pdf
Nota: Este artigo é apenas para sua informação e nenhum conselho é dado ou pretendido. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.